CCMQ: boa mistura de trabalho e lazer

home office na ccmq

Localizada no centro de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana é um dos destinos preferidos de quem visita a cidade. E é também uma ótima alternativa para variar o home office. Com vários espaços culturais distribuídos em seus sete andares, a CCMQ é uma das melhores opções para quem anda com dificuldades de encaixar o lazer em uma rotina atribulada de trabalho.

Construído a partir de 1916 para abrigar o imponente Hotel Majestic, o prédio serviu de casa para o poeta Mario Quintana entre 1968 e 1982 e preserva uma atmosfera inspiradora. Sabe aqueles lugares em que você se sente bem e não sabe explicar? É mais ou menos por aí.

home office na ccmq

Partindo para as questões práticas, a infraestrutura da Casa de Cultura não deixa a desejar. Na maior parte dos dias o horário de funcionamento é amplo, dá para chegar cedinho, às nove da manhã, e só sair às nove da noite. O wi-fi gratuito, oferecido desde 2013, é transmitido por 20 pontos de acesso e funciona bem. Os usuários devem acionar o ponto de acesso wi-fi ccmq_visitantes, com usuário visitante e senha ccmq.

A garantia de uma boa tarde (ou manhã) de trabalho depende apenas do andar em que você escolhe se instalar. Como o local é um ponto turístico, é bem comum a visita de escolas, então volta e meia a criançada pode surgir assim, do nada, e tirar a sua concentração. Dias de chuva costumam sem mais tranquilos, mas em dias de sol é recomendável evitar as mesas do 5º andar, próximas ao Jardim Sapato Florido.

home office na ccmq

Um dos lugares mais silenciosos talvez seja o localizado logo na entrada da Biblioteca Erico Verissimo, no 3º andar da Casa. Além de pequenas mesas individuais, a área dispõe de uma grande mesa redonda, com várias tomadas. Aliás, uma boa dica para quem gosta de fazer home office em lugares públicos é sempre deixar na mochila um kit com multiplicador de tomadas (o popular Te ou benjamim), extensão, papel higiênico, água e barrinhas de cereal.

home office na CCMQ

O mais legal é que quando você quer fazer uma pausa, basta descer (ou subir) alguns andares para relaxar no Jardim Lutzenberger, curtir uma exposição no MACRS – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, fazer uma boquinha no Café Santo de Casa (localizado no último andar) ou apenas passear pelas passarelas do prédio.home office na ccmq

home office na ccmq

E se você realmente tem trabalhado demais, aproveite as salas de cinema da Casa de Cultura e veja um filme no final do dia. Ou chegue cedo pela manhã, combine com algum amigo que trabalha na região e almoce em um pé sujo da Andradas. Ou ainda, caso more em outro bairro, vá até o Mercado Público de ônibus e siga caminhando até a CCMQ. Trabalhar no home office é uma delícia, mas trocar de “casa” de vez em quando também é legal pra caramba.

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736
Centro Histórico de Porto Alegre

Horário de funcionamento

Segundas-feiras: 14h às 21h
De terças a sextas-feiras: 9h às 21h
Sábados e domingos: 12h às 21h