8 dicas para acordar cedo

Todo mundo fala que produtividade combina com as primeiras horas do dia, que os empreendedores de maior sucesso são madrugadores, etc. e tal.

Se você decidiu começar o expediente mais cedo no seu home office, seja para ser mais produtivo ou apenas para provar que esse pessoal todo está errado, vale conferir as dicas de Sarah Peterson* para o site Fast Company.

1. Um minuto a cada dia

Se todo dia você tenta, e todo dia acaba apertando o “soneca” e perdendo o horário, é provável que o seu corpo precise de tempo para se adaptar. A dica da Sarah é a cada dia acordar um minuto mais cedo do que o habitual, até atingir a meta estabelecida.

Eu acho que a chance de utilizar aquele primeiro um minuto dormindo, e nunca chegar na meta dois minutos, é de 99,9%. Por isso a MINHA dica é acordar 10 minutos mais cedo durante uma semana, 20 minutos na semana seguinte, e assim por diante, sempre em ciclos de 10 minutos. Seja no método um ou dez minutos, vai demorar algumas semanas (ou meses) para atingir o seu objetivo, mas é melhor do que continuar na mesma.

2. Motive-se com as pequenas vitórias

Tudo bem que você queira acordar as cinco da manhã, mas se normalmente você acorda às oito, é provável que não tenha sucesso na empreitada.

Considere o metódo do especialista financeiro Dave Ramsey. Segundo ele, endividados devem pagar as menores dívidas por primeiro. O lógico, você deve estar pensando, seria quitar primeiro as dívidas com juros mais altos. Ramsey defende que lógica não motiva ninguém, mas sim as pequenas vitórias.

Por isso, ao invés de estipular de cara a meta de acordar duas horas mais cedo, experimente meia hora. Quando você alcançar este objetivo, comemore e se quiser encare um novo desafio.

3. Nada como uma pressão

Quando o seu despertador é o único a convencê-lo de levantar cedo, a cama quente pode ser um argumento bem mais forte. Por isso definir reuniões logo pela manhã é uma boa tática. Primeiro por que se você não acordar, terá que prestar contas a alguém do atraso. Em segundo vem o fator biológico, estudos mostram que quando temos algo muito importante a fazer, nosso corpo acorda naturalmente. E por fim, furar o compromisso pode colocar a sua reputação em jogo.

Na minha rotina prefiro encaixar reuniões na parte da tarde, pois acho que elas comprometem toda a produtividade do dia. Mas se o seu objetivo maior na vida é acordar cedo, siga a dica da Sarah e marque reuniões sempre no início da manhã.

4. Prepare o ambiente para o despertar

Formar hábitos é muito mais fácil quando o ambiente já está estruturado para isso. A dica é colocar o despertador do outro lado do quarto (para que você tenha que levantar para desligar), já deixar o café pronto em uma térmica super potente na noite anterior e colocar uma roupa quente do lado da cama para vestir assim que você levantar.

5. Analise o que está saindo errado

O que está fazendo você falhar? Analise as medidas que você têm tomado, o porquê de elas não funcionarem e o que pode ser feito de outra forma. Por exemplo, se você ajustou o despertador e não conseguiu sair da cama porque estava frio, na noite anterior deixe por perto um chambre roupão e um calçado quente.

6. Me dê motivo

Quando você consegue acordar cedo, quais os planos para o tempo que sobra lá no final do dia? Você já considerou o impacto dessas horas extras de folga na qualidade do seu dia? Agora, se você está acordando cedo para ir na academia, e você detesta se exercitar, as chances de conseguir pular da cama no horário estipulado são bem remotas. Portanto associe o “acordar cedo” a um motivo realmente agradável, como encerrar o expediente mais cedo.

7. Acompanhe o seu progresso

Pendure um calendário ao lado da cama e marque com um “X” grande e vermelho todos os dias em que você conseguiu acordar um pouco mais cedo. Provavelmente quando mais marcas você fizer, mais motivação encontrará para manter o hábito.

8. O mantra do madrugador

A luta dos madrugadores tem muito a ver com a auto-confiança. Algumas pessoas se convencem de que não são “da manhã” e isso limita muito a mudança de hábitos.

Sarah diz que basta mudar suas crenças e dizer para si mesmo “eu sou o tipo de pessoa que acorda cedo”, e isso já é meio caminho andado. Claro que acordar cedo não será fácil nas primeiras semanas, o corpo precisa de tempo para se adaptar a esta nova rotina.

É compensador, enquanto o resto do mundo dorme, você está no auge da produtividade, sem interrupções. E uma vez que você se ajuste a essa nova programação, nunca mais vai voltar a ser uma pessoa que “não funciona de manhã”.

* Sarah Peterson é criadora do Unsettle.org, onde ajuda pessoas cansadas de carreiras e vidas “mais ou menos”. O seu objetivo é provocar uma tomada de atitude a respeito disso.

Deixe uma resposta