Pulitzer: US$ 1 mi para jornalistas freelas

O Centro Pulitzer de Reportagem de Crise anunciou a criação do Fundo Catalisador, uma iniciativa para promover parcerias estratégicas entre o Centro e grandes agências de notícias e apoiar o trabalho de jornalistas freelancers sobre assuntos sistêmicos globais.

O Fundo nasce com um orçamento de US$ 1 milhão, conseguido com doadores individuais e com as fundações John D. e Catherine T. MacArthur e Kendeda. O centro apoiará cerca de 40 projetos ao longo dos próximos dois anos, e espera arrecadar mais fundos, conforme se demonstrem os resultados dessa iniciativa.

Compromissos do Fundo Catalisador já foram firmados com freelancers que trabalham em diversos veículos, de New York Times e National Geographic a Vice e MSNBC.

Jon Sawyer, diretor executivo do Pulitzer Center, disse que o Fundo Catalisador dialoga com as realidades do jornalismo hoje: pressões comerciais das grandes empresas de mídia, o papel cada vez maior dos freelancers e a emergência de grupos sem fins lucrativos que, como o Pulitzer Center, não são constrangidos pelas exigências implacáveis do jornalismo diário.

“O Centro Pulitzer recruta e apoia jornalistas de alto nível que abordam uma série de questões globais e, em seguida, ajuda a colocar seus trabalhos em grandes agências de notícias”, disse Sawyer. “A excelência editorial destes estabelecimentos, suas grandes plataformas e boa reputação fortalece nosso trabalho – e ajuda a alcançar o público mais amplo possível.”

Agências de notícias e jornalistas selecionados para o Fundo Catalisador terão total independência editorial. O dinheiro do Fundo também vai apoiar o aspecto educacional, uma parte crucial do trabalho do Centro Pulitzer. O Centro organiza cerca de 500 apresentações de jornalistas a cada ano por meio de seu portal e de parcerias com escolas secundárias e universidades. Seus recursos educacionais on-line alcançam milhares de estudantes ao redor do mundo.

Ann Derry, Diretora Editorial para parceria de vídeo do New York Times, disse que o jornal dá boas-vindas para uma iniciativa que “apóia a criação e a distribuição de vídeos ambiciosos e projetos multimídia. A abordagem independente do Pulitzer Center permite a jornalistas e empreendimentos independentes a colaboração isenta – o que é de grande importância para o NYT.”

Para mais informações sobre o Fundo Catalisador, envie um email para contact@pulitzercenter.org.

*Texto publicado originalmente no site da Abraji.