O teste da latinha no roteador

Assim como o bombril na antena melhora a imagem da TV, a lata de alumínio tem o poder de potencializar o sinal do wi-fi. Ao menos é o que diz uma série de tutoriais que circulam na internet. Resolvi fazer o teste e compartilhar a experiência por aqui. Vamos lá!

Materiais

sinal wi-fi lata de cerveja

Você vai precisar de uma tesoura, estilete, caneta para marcar a lata, fita adesiva e, claro, a lata de alumínio. Como o meu roteador tem duas antenas, comprei duas latas, e optei pelo “latão” porque vem mais cerveja as antenas são bem altas.

 

Técnica

Esvazie as latas, lave e retire os anéis. Deixe uma margem de um a dois dedos e trace uma linha circular em cada uma das extremidades da lata. Em seguida, una os dois círculos fazendo uma linha reta conforme a figura abaixo.

sinal wi-fi latinha 2

Use o estilete para perfurar a lata e recorte o círculo da parte de baixo da lata. Quando terminar, recorte toda a linha em direção à outra extremidade e pare quando encontrar o outro círculo.

sinal wi-fi latinha 3

Na extremidade que corresponde à parte de cima da lata, você irá recortar o círculo tendo o cuidado de preservar o espaço de dois dedos abaixo da abertura de beber, como mostra a figura.

sinal wi-fi latinha 4

Agora é só passar a abertura da latinha pela antena do roteador e fixar com fita isolante. Resolvi potencializar a invenção e coloquei uma lata em cada antena, unindo as duas com fita. O resultado, como você pode ver abaixo, lembra um pouco o É sustentável, mas é horrível, mas enfim, o que a gente não faz para otimizar o trabalho no home office.

sinal wi-fi latinha 5

 

Resultado

A parte da comprovação da técnica foi um pouco desanimadora. Primeiro medi a velocidade, com e sem as latinhas, e não deu diferença nenhuma. Depois medi o alcance, saí pelo corredor do prédio e vi até onde ia o sinal. Com o uso do alumínio no roteador consegui andar uns três passos a mais conectada. Achei que poderia ter sabotado a experiência ao usar duas latinhas. Mas testei só com uma e não deu diferença. Resumindo, potencializa o alcance do sinal, sim, mas é pouca coisa.

 

Outras opiniões

Pela internet você encontra vários relatos de quem fez o teste com a latinha e obteve bons resultados. É provável que o fato de eu ter posicionado mal a lata e cortado o alumínio ignorando a posição da abertura de encaixe tenha prejudicado a eficiência do “dispositivo”. De qualquer forma, alguns especialistas afirmam que materiais metálicos têm o poder sim de influenciar o sinal, mas que não são eficientes para conectar vários dispositivos. Quem já fez o teste está super convidado a deixar o relato nos comentários e trocar uma ideia por aqui.