Como ter um trabalho home office

No último mês o pessoal do Follow The Colours convidou o Adoro Home Office para escrever algumas dicas para que está afim de trabalhar em casa mas não sabe muito bem por onde começar. Além de curtir muito o convite, a gente se empolgou um pouco e chegamos a 10 passos que podem ajudar na transição para o sweet home office. Se você perdeu a publicação lá no FTC, agora pode conferir as dicas por aqui também!

1. O jeito mais prático de começar a fazer home office é falar com o chefe. Avalie se sua função é compatível com o formato e se existe a possibilidade de testar o trabalho remoto, nem que seja uma vez por semana.

2. Se a sugestão anterior não deu certo, é triste, mas é hora de mudar de emprego. A boa notícia é que várias empresas adotam o home office. IBM, GolTOTVS e Resource IT Solutions são algumas delas. Até tribunais de justiça e bancos já estão testando a prática.

3. Pode ser também que você queira simplesmente ser dono do próprio nariz e virar freelancer. Ótimo, mas calma aí. Antes de dar “um chute no patrão” é preciso planejar.

4. Decisão tomada: você quer ser freela! E os clientes, como faz? O primeiro passo é falar para as pessoas que você está disponível. A maior parte das oportunidades chegam através de indicações. Para agilizar o processo, uma opção é se cadastrar em sites que têm boas oportunidades.

5. Agora que o negócio começou a engrenar, é preciso ter uma estrutura. Crie um espaço de trabalho legal, confortável e inspirador. Verifique se a internet é rápida o suficiente e se todos os equipamentos estão ok. Fique ligado na parte burocrática. Você vai precisar, por exemplo, de nota fiscal. Nesse sentido, o Sebrae pode dar várias orientações.

6. Trabalhar de dia e fazer freelas de noite é cansativo. Uma hora, provavelmente, será preciso escolher entre um ou outro. Vamos ser práticos, quanto você está ganhando com os extras? Já dá para pagar todas as contas? Perfeito. Além do mais, depois vai sobrar tempo para captar novos clientes.

7. Não tema o fantasma da instabilidade. Em um emprego tradicional a demissão pode acontecer do dia para a noite. Como freela você tem vários clientes e, a menos que faça algo muito tosco, é pouco provável que todos eles sumam no mesmo mês.

8. Home office não é moleza. Você está em casa para trabalhar e não para assistir séries o tempo inteiro. Disciplina é fundamental. Encontre seu melhor horário para produzir e seja responsável com prazos.

9. Não exagere. Cuidado para não trabalhar demais e deixar de lado os benefícios do home office. Reserve um horário para atividades físicas e de lazer. É legal participar de cursos e eventos para não se sentir desatualizado e também para trocar uma ideia com os profissionais da sua área.

10. E se no fim de tudo, restar a sensação de que o home office não é a sua praia, tudo bem! Sempre será possível voltar para o mercado de trabalho. O importante é experimentar novas possibilidades e descobrir o que melhor funciona para você. Boa sorte!

2 Comments

  1. Oi gente adorei o post. Eu e minha esposa temos um site de vagas de TI focado mais no mercado do Nordeste/Norte, é o queroworkar. Gostaria de saber se poderia usar esse post devidamente creditado no nosso blog. No mais parabéns pelo trabalho.

    • Juliana Franzon janeiro 24, 2017 at 8:52 am

      Oi, Paulo, que legal a ideia do site de vagas! Sobre o post, fica à vontade. E valeu por acompanhar o Adoro. Abraços!

Deixe uma resposta