Saiba mais sobre a técnica Pomodoro

tecnicapomodoro

Isso mesmo. Você não está lendo errado e essa técnica tem nome de massa de tomate! Ela foi inventada por um italiano chamado Francesco Cirillo no final dos anos 80, que buscava uma forma de aumentar a produtividade nos estudos.  O principal objetivo dessa técnica é evitar distrações e interrupções enquanto você está fazendo uma tarefa. Como funciona? Basicamente dividindo seu tempo em blocos. A ideia (e o nome) tiveram origem nos timers de cozinha, que em geral tem um formato de tomate.

Cada pomodoro tem 25 minutos, e nesse intervalo, você deve fazer uma única tarefa, sem nenhuma pausa ou interrupção. Ao fim desse período, faça uma pausa de 5 minutos. A cada quatro “pomodoros” (um ciclo de uma hora), você faz uma pausa um pouco maior, de 30 minutos. Isso tudo sempre cronometrado, com um timer. O site oficial da técnica vende o timer em forma de tomate, para você realmente entrar no clima. Mas você também pode baixar um aplicativo no seu celular. Existem vários e é só buscar por “pomodoro” na loja de aplicativos.

técnica pomodoro

E quais são os benefícios disso? Bom, a teoria diz que a primeira coisa é que você fica menos ansioso e mais concentrado. Isso porque libera a mente durante o ciclo de 25 minutos e realmente se concentra na tarefa. Além disso,  começa a perceber quanto tempo leva para fazer determinadas tarefas e pode se organizar melhor com isso. Também evita a procrastinação e faz com que você não perca tempo com distrações bobas.

Obviamente não funciona para todo mundo e para todas as coisas. Seguindo as regras da técnica, você só pode prever uma tarefa para cada pomodoro. Então, se tiver que ligar para alguém ou mandar um e-mail, isso pode não levar 25 minutos. Minha sugestão nesse caso é: crie pequenos conjuntos de tarefas, que juntas podem gastar os 25 minutos previstos no ciclo. Outra coisa que não funciona pra mim são os cinco minutos de intervalo. É bem comum esse tempo ser maior e aí o lance de trabalhar um bloco de 4 pomodoros não funciona muito. A saída às vezes é tocar direto e só fazer o intervalo maior, de 30 minutos. Essa não é a regra da técnica, mas é como eu consegui adaptar melhor para a minha produção. O ideal é que você consiga se organizar melhor de alguma maneira.

E se você não quer baixar o aplicativo e nem comprar o timer em forma de tomate, é só controlar o tempo aqui no Tomato Timer.