Cadeiras Eames: um clássico do design

Uma cadeira de design renomado é objeto de desejo de grande parte dos adeptos do home office. E se as peças originais nem sempre estão ao alcance do orçamento, a boa notícia é que muitos dos grandes ícones do design já estão em domínio público e suas réplicas custam bem menos que as oficiais.

É o caso das cadeiras Eames, desenvolvidas pelo casal Ray e Charles Eames. Um dos modelos preferidos para uso em home office é a cadeira em fibra de vidro, criada em 1948 e apresentada no concurso de design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), uma competição que valorizava a criação de móveis de baixo custo.

cadeiras eames 1

A ideia é que o assento da cadeira fosse de metal, mas como isso encareceria o produto, foi desenvolvido um assento que misturava plástico e fibra de vidro e que poderia ser produzido em série. Os pés cromados, devido ao formato, são conhecidos como “torre Eiffel”.

A peça possui várias versões, com pés de madeira, pernas comuns, com e sem braços. Os Eames usavam letras para identificar seus projetos, por isso, dependendo dos materiais e características, a cadeira ganha o nome de DSW, DAWDSR, DAR ou ainda RAR (cadeira de balanço).  Confira abaixo algumas inspirações e onde encontrá-la pelo melhor preço.

Pés de madeira

Você pode optar pelo modelo DAW (Dining Armchair Wood – com braço) ou DSW (Dining Side Wood – sem braço).

Dica de compra: DSW branca (veja outras cores), DSW branca na oferta duas unidades (também em preto, verde, vermelho e azul), DAW branca (também em preto e vermelho), DAW branca na oferta duas unidades (também em preto, amarelo e vermelho).

(Imagem via Pinterest)

(Imagem via Pinterest)

eames DSW

(Imagem via Pinterest)

eames DAW e DSW

(Imagem via Pinterest)

eames DAW (2)

(Imagem via Pinterest)

eames DSW 3

(Imagem via Pinterest)

Pés de metal

A versão com braços é a DAR (Dining Armchair R-Wire) e a sem braço é a DSR (Dining Side R-Wire).

Dica de compra: DAR Branca (também em preto, vermelhoDAR Branca na oferta duas unidades (também em preto), DSR Branca (também em transparente, amarelo e azul) , DSR Branca na oferta duas unidades (também em amarelo e preto).

eames DSR 3

(Imagem via Pinterest)

eames DAR 2

(Imagem via Pinterest)

eames DSR 2

(Imagem via Pinterest)

eames DSR 6

(Imagem via Pinterest)

eames DAR 4

(Imagem via Pinterest)

* Na dúvida sobre o conforto? Sim, os modelos são bem confortáveis, mas se você tiver baixa estatura, talvez precise de uma almofada nas costas para se acomodar melhor.

conteudo comercial