5 dicas para curtir um dia de folga

dia de folga

Finalmente você conseguiu organizar as tarefas no home office e resolveu tirar um dia de folga. Ou simplesmente chegou o final de semana e é hora de ficar longe do trabalho. Parabéns! Cuidar de si mesmo é a melhor maneira para planejar a sua carreira a longo prazo.

Mas há uma grande diferença entre cuidar de si mesmo e apenas ficar vegetando na frente do Netflix. O seu dia de folga não deve apenas deixar você relaxado naquele momento, ele deve recarregar a sua energia para os próximos dias.

Sair da rotina é difícil, e muitas vezes somos muito rígidos em nossos dias de folga também. Queremos terminar todas as tarefas, pegar um cinema, fazer as compras do supermercado, e quando não conseguimos fazer tudo isso, ficamos mal.

Se você percebeu que seus dias de descanso estão deixando-o tão exausto como um dia de trabalho regular, é hora de rever a sua ideia de relaxamento. Confira algumas dicas para ter um dia de folga realmente revigorante.

1. Faça suas tarefas imediatamente

Quando você está ocupado no trabalho, as tarefas diárias tendem a ficar de fora da sua agenda. Embora o seu dia de folga seja o momento perfeito para dar conta desses afazeres, certifique-se de que eles não irão ocupar todo o seu dia.

Evite os horários de pico no mercado, na lavanderia, na farmácia, para que você possa cuidar de tudo com rapidez e eficiência. Priorize as tarefas mais urgentes e trate de fazê-las, mas não se obrigue a fazer tudo em um único dia.

2. Fique em silêncio

Mesmo que o seu escritório seja silencioso, a rotina de trabalho é cheia de distrações e logo nos acostumamos com isso. Talvez você ligue o rádio apenas para ter um barulho no ambiente, e mesmo que seja apenas um hábito, o ruído pode prejudicar a concentração.

É por isso que é tão importante ter um pouco de paz e tranquilidade no seu dia de folga. Se meditar não faz o seu tipo, dedique algum tempo para um hobby, para ler um livro em silêncio, entre em sintonia com uma coisa de cada vez.

3. Movimente-se

Talvez no seu dia de folga você possa perfeitamente passar 24 horas na frente da TV, mas se o seu dia típico de trabalho é sentado em frente a uma tela de computador, vamos combinar que não há nada de revigorante nisso.

Então mexa-se! Não precisar sair correndo para uma academia, mas tente dar uma caminhada. O exercício libera endorfina e reduz o estresse.

Se você não consegue encaixar exercícios na sua rotina, não perca a oportunidade fazer algo por si mesmo em seu dia de folga. Até mesmo uma caminhada de 20 minutos pode ter um efeito positivo sobre o seu nível de estresse nos próximos dias.

4. Deixe os vícios para depois

O que você costuma fazer para relaxar depois do trabalho? Abrir uma garrafa de vinho? Ligar a TV? Seja qual for seu ritual pós trabalho, você pode ser tentado a se envolver com ele mais cedo do que o normal em seu dia de folga.

Se você fizer isso, irá simplesmente adiar todas as coisas positivas que poderia fazer no dia de folga, fora o risco de começar o dia seguinte de trabalho com uma ressaca esmagadora.

5. Conecte-se com o seu melhor

Pode parecer contraditório concentrar-se em fazer coisas para os outros em seu dia de folga, mas se você já trabalhou em organizações sem fins lucrativos, sabe que fazer o bem pode ser gratificante. Considere reservar algumas horas do dia para ajudar uma pessoa querida em alguma tarefa, fazer uma comida ou quem sabe, cuidar das crianças do seu vizinho.

*Traduzido e adaptado de 5 Ways to Really Recharge on Your Day Off, publicado em themuse.