Programe o fim de ano no home office

Começou o mês de dezembro é correria. Nem bem você pisca e quando vê o natal e o ano novo estão aí. Para quem faz home office e é freelancer, organização é fundamental para garantir o merecido descanso. Confira algumas dicas para não correr o risco de passar as festas de final de ano na frente do computador.

Defina as datas

Você é dono dos seus horários e da sua rotina de trabalho. Por isso programe-se. Na primeira semana de dezembro (ou seja, HOJE, agora, neste momento) defina quais serão os dias de recesso, quando você vai parar de trabalhar e quando pretende voltar. Não caia na armadilha de só parar nos dias 24, 25, 31 e 1º. Vai por mim, esses dias de descanso farão a diferença na hora de encarar o próximo ano com todo o pique.

Avise todo mundo

Definidas as datas, é hora de avisar os seus clientes. Assim que estabelecer o período de recesso mande um e-mail avisando e pergunte sobre as demandas para dezembro. O período é de correria para todo mundo, e a chance de chegar um “pedido urgente” no dia 23, quando muita gente está só cumprindo horário nas empresas, é bem grande (sério, já recebi pedido de PLANEJAMENTO de comunicação às 17 horas do dia 23 de dezembro). Por isso deixe claro os últimos dias em que você estará disponível e se coloque à disposição para antecipar pedidos.

Organize o fluxo

Ok, todo mundo avisado, agora é hora de colocar no papel todas as demandas que os seus clientes terão em dezembro. Se você programou um período longo de descanso, talvez precise trabalhar nos próximos finais de semana para deixar tudo pronto. Mas vale à pena, melhor do que chegar perto do Natal em um ritmo frenético de trabalho, quando todos estão enlouquecidos.

Adiante tudo o que conseguir

Talvez nesse momento você conclua que não vai conseguir ficar totalmente offline no recesso. Alguns clientes podem ter demandas importantes no período e aí não tem como deixá-los na mão. A dica é deixar o máximo de coisas encaminhadas para que no meio do recesso você só tenha que dar aquela ajustada final, ou enviar um e-mail, certificar-se que alguma coisa está funcionando, dar um telefonema, etc.

Alerta cilada

Agora, e somente agora, com todas as demandas organizadas, defina o que você vai fazer durante o recesso. Vai dar para deixar todo o trabalho pronto, tudo encaminhado? Beleza, programe suas festas de final de ano onde você bem entender. Alguns detalhes ficarão pendentes e você terá que responder um e-mail ou outro? Esqueça aquela ida para o meio do mato ou praia distante e opte por um destino onde a conexão com a internet seja garantida.

E a dica final, se alguém comentar que a internet no tal lugar é boa MAS às vezes oscila, isso significa que é ruim e que vai ser um stress só. Cai fora que é cilada.