6 razões para 2016 ser o ano do coworking

coworking-2016

Você usa um ambiente de coworking? Se ainda não, 2016 pode ser o momento perfeito para experimentar (Imagem via)

Uma pesquisa recente da Deskmag apontou mais de seis mil espaços de coworking no mundo. A mesma pesquisa realizada em 2013 indicava em torno de três mil espaços. É um crescimento exponencial ao redor do planeta que não deve diminuir nos próximos anos.

Você usa um ambiente de coworking? Já pensou em visitar um coworking próximo? Se não, 2016 pode ser o momento perfeito para experimentar! Confira algumas razões para apostar em um escritório compartilhado.

1. Conexões

Um dos benefícios óbvios de se trabalhar em um espaço com outras empresas e profissionais é a capacidade de colaborar e fazer conexões de negócios, ou seja, networking. Operar a partir de um espaço de trabalho compartilhado é uma maneira de oferecer aos colaboradores a cultura de uma grande empresa, sem os custos operacionais ou as dificuldades administrativas que uma companhia de grande porte representa. Do ponto de vista dos freelancers, o coworking possibilita a troca de opiniões e favorece o brainstorm com o coworker ao lado.

2. Custos compartilhados

Uma das principais vantagens do coworking é a oportunidade de compartilhar os custos do escritório. Em comparação com os custos de um espaço de escritório tradicional, as taxas de adesão a um espaço de coworking podem garantir economias significativas. Muitos sustentam que uma empresa poderia economizar até 75% dos custos totais optando por um escritório compartilhado. Para as pequenas empresas de 10 a 15 colaboradores, pode ser uma ótima maneira de economizar recursos de um negócio em crescimento.

3. Produtividade

O ambiente de um espaço de trabalho colaborativo tem se afirmado como um impulso de inspiração para o seu negócio – na verdade, de acordo com o Deskmag’s annual Global Coworking Survey, 71% dos entrevistados se disseram mais criativos desde que optaram pelo coworking, enquanto que 62% disseram que seu trabalho tinha melhorado. Muitos profissionais que trabalham em espaços de coworking se sentem mais confiantes em uma atmosfera que encoraja a colaboração criativa.

4. Ambiente profissional

Para freelancers e novas empresas, trabalhar em casa é muitas vezes considerado como uma alternativa fácil e barata de um espaço de escritório. No entanto, o lar doce lar nem sempre é o melhor ambiente para manter-se concentrado. Se os seus filhos querem sua atenção ou se o Netflix está chamando o seu nome, ficar longe das distrações da vida doméstica e mergulhar em um ambiente profissional é a melhor forma de aumentar a sua produtividade.

5. As comodidades do escritório

A agregação de recursos muitas vezes pode dar possibilidade a inúmeras regalias. Muitos espaços de coworking são capazes de proporcionar comodidades extras, como happy hours e até cadeiras de massagem.

6. Flexibilidade

O modelo de coworking oferece muitas opções para mudanças. Em muitos espaços os planos são mensais, eliminando o estresse de assinar um contrato de locação. O coworking também oferece a possibilidade de trabalhar sozinho ou em grupos, o que pode levar a uma maior produtividade a partir do momento que os colaboradores podem escolher onde ficar. E existem aqueles locais com horários flexíveis, ótimos para os notívagos.

* Com informações de 6 reasons why 2016 will be the year of coworking, artigo da Inc.com.

** * Publicado originalmente em Interualla.co.

  • Wagner

    Muito interessante a matéria! :)
    Visitei recentemente o CUBO em SP e gostei bastante do Coworking na “prática”.

    Abçs,
    Wagner