Home Office: como convencer o chefe

como convencer seu chefe sobre home office

A imposição da jornada de trabalho de cinco dias por semana e oito horas diárias na empresa muitas vezes é apenas uma tradição. Se essa é a realidade no seu ambiente de trabalho, talvez seja assim por que nunca ninguém questionou uma outra forma de produção.

Os benefícios do trabalho remoto e das jornadas flexíveis estão mais do que comprovados em diversos estudos e talvez falte apenas uma boa conversa para dar o start. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Peça!

É bastante óbvio, mas se você não pedir, você não consegue. Você pode trabalhar para uma organização que está considerando oferecer mais flexibilidade mas que ainda não está certa a respeito, ou pode ser que os seus superiores nunca tenham pensado na possibilidade. Se você simplesmente pedir, pode ser um dos precursores do trabalho remoto e comprovar os seus benefícios. Sem contar que seus colegas vão lhe agradecer para sempre.

Coloque os fatos na mesa

Embora muitas organizações já tenham adotado o trabalho remoto, existem outras que acreditam que ele seja uma barreira para a colaboração e eficácia da equipe. Talvez estes sejam os argumentos que estão contra você, então verifique se a sua argumentação estabelece benefícios que o seu chefe não consiga recusar.

Por exemplo, deixe seu gestor saber do estudo que aponta que 47% dos trabalhadores tentam parecer mais eficazes quando trabalham fora do escritório. Agora, se você tem um cargo criativo, mencione que 38% dos colaboradores sentem-se mais criativos quando podem trabalhar de forma mais flexível. Além disso, trabalhadores remotos ficam doentes com menos frequência e sentem menos cansaço e stress. Use todos esses argumentos ao seu favor.

Dê provas

Se os números não estão ajudando na argumentação, tente o seguinte: quando estiver lutando para concluir um trabalho difícil ou desesperado por um pouco de paz para terminar um relatório importante, saia do escritório. Acalme-se em algum lugar em que se sinta mais produtivo, seja em um café ou coworking, esqueça o e-mail e se concentre apenas na tarefa que precisa ser terminada.

Depois de concluir o seu trabalho em tempo recorde, você terá a prova final de que pode produzir com muito mais qualidade quando não está em sua mesa, cercado por telefones tocando e interrupções a todo momento.

Esteja aberto a acordos

Sua empresa pode não estar pronta para as práticas de trabalho do século 21, e talvez você tenha que empurrá-la para o futuro brilhante. Se for oferecido apenas um teste, com um dia por semana de trabalho remoto e uma avaliação depois de algumas semanas, aceite! Esse é o pontapé inicial. E não esqueça que o ponto principal deve ser equilibrar a sua semana de trabalho com a sua vida, permitindo que você desfrute da flexibilidade e torne-se um colaborador ainda mais eficaz.

* Com informações de Want to Work From Home? Try These 4 Approaches, via themuse.com.

** Publicado originalmente em Interualla.co.