8 dicas para aumentar a produtividade

Produtividade - Adoro Home Office (via Visual Hunt)

Sabemos que somos realmente mais produtivos trabalhando em casa do que em um ambiente corporativo. Mas, mesmo assim, o home office tem desafios próprios e é preciso disciplina e foco para não perder a linha durante o dia. Então confira algumas dicas que vão fazer seu trabalho em casa ficar ainda mais produtivo. Let’s go!

1 – Vista-se

Já falamos por aqui que trabalhar de pijama não é a melhor alternativa, embora seja a mais confortável! O problema é que ficar de pijama não ajuda a sua mente a entrar no modo “trabalho”. Por isso é importante trocar de roupa. Você não precisa vestir um vestido chique ou terno e gravata, basta usar algo que lhe permita levantar do computador e ir ao supermercado, por exemplo.

2 – Vá para o trabalho

Essa dica é basicamente para forçar que você saia do modo “home” e entre no modo “office”. A sugestão é que você saia de casa, dê uma volta na quadra e volte em modo trabalho. Outros hábitos como desligar a televisão, fechar as portas ou até mesmo entrar no escritório podem fazer esse papel.

3 – Faça pequenos intervalos com exercícios

Unindo o útil ao necessário. Você precisa fazer intervalos durante o dia e também precisa fazer exercício. A dica é que você faça alguma atividade durante esse tempo do intervalo. Se você utiliza a técnica Pomodoro, pode bem usar os minutos da folga para isso. Abdominais, agachamentos e flexão podem ser uma boa.

4 – Tenha os equipamentos necessários

Computador funcionando perfeitamente, Internet de alta velocidade, microfone e fone de ouvido para videoconferências, mesa e cadeiras adequadas. Isso tudo é equipamento básico para trabalha em casa. Nem pense em usar seu computador velho, o 3g do celular e trabalhar sentado do sofá. Sua produtividade irá embora rapidinho!

5 – Crie métodos para sua família não atrapalhar

Se você não mora sozinho, o home office pode ser uma tarefa bem complicada. Amamos nossa família e nem sempre é fácil dizer não e colocar limites. Por isso ensine seus familiares a reconhecerem que você está no modo “office”. Combine sinais e estabeleça junto com eles algumas regras básicas para que tudo funcione bem.

6 – Evite distrações

A culpa da sua procrastinação não é apenas dos seus familiares. Quase tudo, o tempo todo, tenta roubar nossa atenção. Podem ser e-mails, telefonemas ou GIFs de gatinhos. Uma boa saída é testar métodos de trabalho e usar esses formatos padronizados, que colocam você na linha e ajudam a evitar esse tipo de coisa.

7 – Crie um ambiente para concentração

Para isso, muitas vezes a melhor alternativa é ter um ambiente fechado em casa. Além disso, as cores, a disposição dos móveis e a decoração podem influenciar na sua concentração. Pense nisso na hora de montar seu espaço de trabalho.

8 – Faça pausas

O medo da maioria das empresas é que os funcionários não trabalhem em casa. O que acontece é que geralmente as pessoas trabalham muito mais. É fundamental ter um equilíbrio. Defina um horário para trabalhar e, se for preciso, coloque um alarme para ajudar. Aproveite seus dias de folga para descansar. Pausas são importantes para a produtividade.

*Com informações de Top 10 ways to be more productive when working from home, via LifeHacker

 

2 Comments

  1. Adorei o post, vou começar a adaptar essas dicas ao meu dia a dia

  2. Gostei,ajuda muito.

Deixe uma resposta