10 coisas que tornam o home office incrível

trabalho remoto

Certamente você já ouviu falar em vários benefícios do trabalho remoto, mas há algumas coisas que irão surpreendê-lo em meio ao fato de não precisar ir ao escritório todos os dias.

  1. Seu escritório pode ser em qualquer lugar

Trabalhar em casa pode ser atraente nas primeiras semanas. Mas é bem provável que depois de um tempo você queira testar novos lugares, e é aí que começa a diversão. Os espaços de coworking são cada vez mais comuns e cada um deles proporciona uma experiência diferente. Logo você vai descobrir o quão fantástica é a liberdade de poder experimentar diferentes ambientes compartilhados de trabalho e conviver com pessoas que provavelmente cultivam um estilo de vida semelhante ao seu.

  1. Na verdade, em qualquer lugar do mundo

Você definitivamente não está amarrado. O que significa que poderá até mesmo cuidar do seu trabalho enquanto viaja, afinal hoje é possível encontrar um espaço de coworking interessante em qualquer lugar do mundo.

  1. Você vai economizar dinheiro

Talvez o seu raciocínio mais imediato seja o de diminuir as despesas com deslocamento, mas na verdade a economia vai muito além disso. Pense, por exemplo, que você não vai mais precisar ter um guarda-roupa para o trabalho e outro para a sua vida fora dele. Claro, ainda serão necessários alguns trajes mais formais para reuniões e outros encontros profissionais, mas é bem provável que seja um número reduzido.

  1. A sua agenda será realmente sua

Uma grande parte do trabalho remoto hoje em dia pode ser feita em horários flexíveis. Por exemplo, se você é um desenvolvedor web ou um criador de conteúdo poderá muitas vezes realizar essas tarefas quando bem quiser, contato que cumpra os prazos. E mesmo que você tenha que cumprir horários específicos, poderá fazer o que bem entender com o seu intervalo, incluindo coisas improváveis em um escritório tradicional, como tirar um cochilo.

  1. Você pode aprender mais e se tornar mais independente

Como grande parte da sua equipe pode estar no escritório, é comum que você comece a desenvolver uma autonomia maior e procure resolver muitas coisas sozinho. Claro que ainda será possível fazer perguntas e obter ajuda sempre que precisar, mas não se espante se muitas vezes você optar por fazer uma pesquisa no Google a acionar alguém. E você também irá desenvolver algumas habilidades, como escrever e-mails mais claros concisos, simplesmente por que precisa delas para trabalhar bem remotamente.

  1. As reuniões tornam-se realmente eficazes e agradáveis

Com apenas alguns cliques você pode ter 10 pessoas em uma chamada de vídeo que provavelmente vai durar apenas 15 minutos, em vez de 45. E você pode usar a função de bate-papo na chamada de vídeo para compartilhar documentos rapidamente (esqueça a tarefa de fazer cópias ou ter de buscar em todos seus e-mails) ou para adicionar comentários importantes sem interromper ninguém.

  1. Fazer contato pode ser mais fácil (e até divertido)

A maioria das pessoas tem medo de se sentir solitárias ou deixadas de lado quando trabalham remotamente. Mas o oposto é geralmente verdade, visto que atualmente existe uma enorme gama de ferramentas de comunicação disponíveis para os trabalhadores remotos. Algumas até mesmo permitem um pouco de diversão com recursos como emoticons e efeitos criativos em vídeos.

  1. Você pode manter contato de forma mais eficaz

Por não ter todos fisicamente ao seu redor o tempo todo, você se torna muito mais consciente da importância de manter contato. Ao invés de chegar até a mesa de alguém para trocar uma ideia sobre uma questão importante, você precisa escrever a respeito ou ao menos fazer uma chamada de vídeo. E nesse processo você vai refinando seus pensamentos e emite uma mensagem muito mais clara, economizando o seu tempo e o de quem vai escutá-lo.

  1. Você pode ficar mais focado

Com um pouco de força de vontade e uma rotina constante, em breve você vai aprender a não se distrair com a TV ou o barulho da lavanderia. Além disso você pode controlar muito mais o seu fluxo de trabalho pois não precisa se preocupar com colegas que param apenas para fazer uma pergunta rápida e só vão embora da sua mesa 20 minutos depois. Quando você está trabalhando remotamente e precisa se concentrar pode simplesmente alterar o seu status no chat para “ocupado” e tudo bem, ninguém sai ofendido.

  1. Você pode evitar a cultura do escritório

Há o velho ditado sobre parentes que diz que “você não pode escolher sua família”, e o mesmo vale para seus colegas de trabalho. Você pode não ser o melhor amigo de todos quando trabalha remotamente. Mas, devido à falta do bate-papo para se distrair e das idas ao canto do café, os trabalhadores remotos tendem a ignorar a fofoca que acontece em ambientes de trabalho tradicionais. E isso é um grande bônus para todos os envolvidos, não é?

* Adaptado de “10 reasons working remotely is even better than you thought it was”, publicado originalmente em The Muse.

** Publicado originalmente em Interualla.co.

2 Comments

  1. Temos que repensar nossa forma de trabalhar!! Para quem não tem condições de usufruir do benefícios do trabalho remoto em casa, procure um coworking!! Além dos benefícios listados acima, ainda há uma infraestrutura de ponta e um networking de qualidade!! Ficamos no Alto da Lapa: http://www.basecoworking.com

  2. Carla Cristina dos Santos março 8, 2016 at 4:04 pm

    Concordo plenamente com estes “benefícios” que o HomeOffice traz e estou ansiosa para novamente poder compartilhar destes benefícios, já que atualmente estou procurando uma NOVA recolocação.
    Acrescentaria também a tranquilidade para pensar e até se dedicar ao estudo de algo que não domina plenamente.

Deixe uma resposta