Up no Home Office: o escritório incrível do blog Pequenos Monstros

Bloggers at Their Desks é um projeto gringo que traz fotos de blogueiras em seus home offices e que inspirou o Adoro Home Office, em parceria com o Follow The Colours, a criar a série “Up no Home Office”.

Debbie Corrano e Felipe Pacheco viajam o mundo com seus dois vira latas enquanto trabalham pela internet, aprendendo com cada lugar que passam e compartilhando todas as suas experiências no fantástico blog Pequenos Monstros. O site (incrível) traz detalhes das viagens, a vida como nômades digitais, histórias e experiências do dia a dia ao morar em outro país, erros, acertos e muitas outras inspirações e assuntos interessantes.

Essa semana, Debbie abriu o seu Home Office para o nosso projeto e falou um pouco sobre sua vida de freelancer. A publicitária conta que desde 2013 trabalha de casa e há pouco mais de 2 anos começou a levar o conceito de ‘casa’ para vários lugares do mundo. Hoje, ela e o namorado moram um pouco em cada canto do planeta, criam o home office em qualquer lugar que passam, no improviso mesmo, e sempre levando os dois cachorros a tiracolo – o tempo todo.

Desde então, o casal já morou em Berlim, Barcelona, Córdoba, Lisboa e Budapeste e passaram por mais de 50 outras cidades. Há pouco mais de 6 meses decidiram ter Berlim como base na Europa e foi quando finalmente puderam ter um escritório realmente com a sua cara.

follow-the-colours-debbie-corrano-up-no-home-office-pequenos-monstros-2

Atualmente Debbie trabalha com planejamento digital e basicamente, cria estratégias para marcas atuarem online da melhor forma possível. Tem projetos com clientes do Brasil e paralelamente produz muito conteúdo para o blog, que sempre foi um projeto pessoal e vem crescendo todos os dias.

Confira a conversa que tivemos com ela sobre o assunto e dicas da especialista:

FTC: Debbie, hoje qual o maior benefício que você sente ao trabalhar em casa?

Se eu ainda morasse em São Paulo, com certeza meu primeiro pensamento seria por causa do trânsito. Trabalhar de casa nessa época economizou horas e horas da minha vida que perderia dentro de um ônibus, metrô ou carro. Mas agora, que posso levar meu escritório para qualquer lugar do mundo e escolho muitas vezes ficar aqui, na nossa casa em Berlim, eu sinto que o home office é o lugar que me traz a maior calma.

Ter uma rotina para trabalhar, mesmo ficando em casa, é uma das coisas que mais me fazem produtiva, e ter um lugar com a minha cara, que lembre as minhas viagens e as coisas boas que esse estilo de vida me traz sempre é maravilhoso.

Além da produtividade, a melhor coisa é estar em casa com meus cães, passar as tardes ao lado deles e poder trabalhar nas horas que eu me sinto mais produtiva, intercalando trabalho também com minha vida pessoal – coisa que se mistura muito hoje em dia.

FTC: Qual a maior dificuldade que tem ou já teve?

Minha maior dificuldade é a mesma que tinha quando trabalhava em escritório:problemas de concentração. Cada lugar nos abre uma portinha cheia de possibilidades para procrastinarmos e, quando a gente quer, até uma caneca de café vai te ajudar a enrolar. Isso se agrava um pouco em casa porque tem várias outras coisinhas que eu poderia estar fazendo sem ninguém me cobrar para voltar para o computador. Disciplina é muito importante – e mesmo trabalhando de casa há mais ou menos 4 anos, ainda é dificil me manter na linha.

Depois de apanhar bastante para conseguir produzir mais, trabalhar menos e melhor, foi aí que eu e o Felipe criamos o #AgarreSeuSonho, um ebook que ajuda a conquistar seus sonhos trabalhando em cima deles todos os dias, com vários exercícios que criamos para driblar essa falta de foco.

FTC: Se pudesse dar uma dica para quem quer começar a montar o seu espaço e a organizar a sua rotina, qual seria? 

Tente criar uma rotina que combine com você. Não adianta nada ter a liberdade de trabalhar de casa e tentar usar o mesmo esquema das 9h às 18h se isso não funciona pra você. Faça vários testes até encontrar o balanço ideal entre o trabalho e seus hábitos, porque essa é a maior beleza de você trabalhar de dentro da sua casa.

É claro que alguns clientes demandam horários específicos, mas maneje isso de uma forma que funcione para suas necessidades e não deixe de incluir momentos pra você dentro disso tudo. Trabalhando de casa temos a tendência de sentir que estamos sempre trabalhando, e isso não é saudável. É importante dedicar um tempo só para você, nem que seja só pela manhã.

* No Pequenos Monstros você confere dois posts bem legais para quem está começando a trabalhar de casa: um guia para iniciantes na arte do home office e também como criar sua morning routine, a rotina da manhã, uma mudança que transformou completamente minha produtividade.”

** Acompanhe Debbie, conheça os vira latas viajantes e os lugares que ela e Felipe passam. No Instagram: @debbiecorrano e o do blog @pmonstros

  • Muito amor por esse casal <3