Up no Home Office: Ju Amora apresenta espaço inspirador

Bloggers at Their Desks é um projeto gringo que traz fotos de blogueiras em seus home offices e que inspirou o Adoro Home Office, em parceria com o Follow The Colours, a criar a série “Up no Home Office”.

Ju Amora já apareceu no FTC algumas vezes (aqui, em uma entrevista no início de sua carreira e aqui, falando sobre empreendedorismo criativo). A artista a frente do ateliê com seu nome, propõe a ressignificação de um objeto utilitário bem simples, mas de uma maneira completamente original. Seu negócio, uma “banqueteria“, criada em 2012 em São Paulo, traz banquetas em madeira ecológica, personalizadas, com tiragem limitada e intervenção de diferentes materiais e técnicas que vão do nanquim a luz neon.

São objetos pensados e produzidos com carinho, de maneira que seja possível sentir todos os processos, desde a escolha do objeto até a arte. Desde que criou o Ju Amora, Juliana Amorim decidiu que trabalharia em casa. Nos 3 primeiros anos, o ateliê era dentro de sua casa. Há 5 meses, Ju resolveu fazer o oposto. Tenho uma casa dentro do meu ateliê. Me mudei para uma casa, que em 90% da sua configuração hoje é espaço de trabalho.”

O espaço hoje é seu ateliê de criação, escritório e loja. Um “showroom” que recebe visitação aos sábados.

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-03

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-13

Este ano, seus projetos andam a mil. A criativa fez parcerias incríveis, participou de 4 campanhas para o site Westwing, inaugurou seu espaço novo em Perdizes e ainda é curadora do Projeto Arara, que incentiva estudantes a mostrarem suas marcas para o mundo do empreendedorismo dentro do Mercado de Criadores, além de já estar trabalhando em uma nova coleção.

“Neste momento estou aproveitando toda esta efervescência criativa e estou colocando antigos projetos em prática. Acho que o que seria bom neste momento eram alguns dias férias rs, para renovar as ideias e energias.”

Confira um pouco sobre suas inspirações e conheça seu canto super inspirador e colorido:

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-06

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-10

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-15

FTC: Ju, qual o maior benefício que você sente ao trabalhar em casa?

O maior benefício é estar em casa. Não precisar percorrer grandes distâncias e enfrentar o trânsito impossível de São Paulo para chegar ao trabalho. É maravilhoso, o dia se inicia mais leve, menos estressante. Mas, além disso, o ambiente também conta muito. Estar em um ambiente que te traga referências afetivas e criativas, dá maior satisfação e fluidez ao trabalho.

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-07

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-18

FTC: Qual a maior dificuldade que teve no início ou que tem até hoje?

No início, a maior dificuldade era estar em casa. Ter cama, sofá, televisão e geladeira muito disponíveis era muito duro, para manter o foco e não procrastinar. Além disso, saber separar o momento de curtir e cuidar da casa com o momento do trabalhar.

Entender que se deve separar estes momentos é fundamental para o bom andamento do trabalho e da vida. Pois trabalhar em casa, pode não ter hora pra começar, mas, também pode ser um infinito: “Só mais um pouquinho. Já vou dormir.”

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-19

Trabalhar em casa exige uma disciplina de bailarina. Para que o trabalho flua da maneira como deve e para que ele não interfira na sua vida pessoal. Acho que este distanciamento é minha maior dificuldade até hoje.

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-20

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-17

FTC: Se pudesse dar uma dica para quem quer começar a montar o seu espaço e a organizar a sua rotina, qual seria? 

Acho que a principal dica que poderia dar é: crie um espaço que seja exclusivo para seu trabalho. Não deixe que “assuntos” externos, cotidianos, invadam esta área. Seja “caxias”, estabeleça regras precisas, de quando começar e quando parar de trabalhar.

Tenha em mente onde é seu espaço de trabalho e assim por diante. Ter organização é fundamental para uma rotina mentalmente saudável. É muito estressante quando as coisas se confundem. Não dá pra ter lista de supermercado dividindo espaço com a planilha de custos da sua empresa. Precisamos saber separar as coisas.

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-02

Acho que esta é a dica mais preciosa sobre trabalhar em casa. Separe as coisas. E saiba a hora de escapar. Forçar a barra as vezes é a pior estratégia de produtividade. Se não está conseguindo focar, se aquele dia está impossível trabalhar em casa. Escape.

Vá passar o dia numa mesa de um café trabalhando, veja pessoas e interferências diferentes da sua rotina. Acredito que estas escapadas favorecem o ânimo. Não te faz saturar o “trabalhar em casa”. Pelo contrário, algumas vezes estas escapadas são necessárias para recarregar as energias, renovar o foco e assim vai.

follow-the-colours-atelie-ju-amora-home-office-simelophotography-11

Confira todo o trabalho de Ju Amora em seu site. Acompanhe a artista também no Facebook e Instagram. Visite a loja física aos sábados.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta