5 dicas para criar um bom programa de trabalho remoto

HOM - Home Office Management 2

A cada dia mais e mais funcionários estão priorizando ter pelo menos um dia inteiro de trabalho sem sair do conforto de casa. Uma pesquisa realizada pela Accountemps revelou 35% dos CFOs (Chief Financial Officers) afirmaram que o número de oportunidades de home office e trabalho remoto aumentou nos últimos três anos.

Os funcionários gostam da flexibilidade de trabalhar remotamente, mas os empresários também estão percebendo uma série de benefícios. Estudos revelam que 35% dos executivos já enxergam a retenção e o bem estar dos funcionários como a primeira grande vantagem do home office e outros 28% falam sobre o aumento de produtividade eliminando o deslocamento.

Vamos listar agora 5 dicas que podem ajudar na hora de implementar um bom programa de trabalho remoto:

Crie diretrizes

Além de estabelecer quais as posições são elegíveis para o teletrabalho, os empregadores precisam definir alguns outros requisitos para os funcionários que podem participar do programa. Exemplos destes pré-requisitos incluem um registro de desempenho positivo e uma capacidade comprovada para trabalhar com pouca ou nenhuma supervisão.

Segurança de dados

Garanta um bom treinamento com todas as práticas de segurança de dados da sua empresa com os funcionários que trabalham remotamente. É importante que eles mantenham softwares e antivírus sempre atualizados.

Alinhar expectativas

Tenha certeza que os funcionários remotos entendam como funcionam as regras do programa, como estar disponível em algum momentos específicos ou que eles precisam trabalhar em horários semelhantes aos da equipe do escritório.

Mantenha contato

Embora o e-mail seja muito conveniente na maioria das ocasiões, algumas vezes é fundamental ouvir a voz funcionário ou ver a expressão dele através de uma videoconferência. Use essas ferramentas para evitar que o funcionário fique muito afastados.

Destaque a oportunidade

Uma vez implantado o sistema de trabalho remoto, divulgue muito. Não só para a sua equipe atual, mas também ofereça novas vagas de trabalho remoto para o mercado. Isso pode fazer você conseguir contratar os melhores talentos disponíveis no mercado.

* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.

HOM - Home Office Management

Salvar

Salvar