Saiba porque seu rendimento melhora trabalhando em casa

HOM - Home Office Management 2

No mundo moderno, o trabalho remoto está se tornando cada vez mais comum. Nosso alcance atual de comunicação é praticamente infinito graças à internet e dispositivos móveis. Tudo isso, mais o armazenamento em nuvem, é suficiente para quase qualquer profissional fazer alguns dias de home office ocasionalmente. Mas a ideia de que trabalhar em casa é apenas uma desculpa para relaxar e descansar ainda existe.

Trabalho remoto - Adoro Home Office

O software de rastreamento de tempo ajuda deixar esse medos de lado, tornando possível acompanhar o progresso dos funcionários à distância. Mas a grande virada vem mesmo quando as evidências indicam que trabalhar em casa realmente torna os funcionários mais produtivos.

Algumas vezes esse apontamentos podem parecer meio suspeitos, por isso a Revista Forbes levantou algumas razões que explicam porque o rendimento home office é maior do que no escritório. Vamos listar algumas delas:

Distribuição horária ideal

Não é lenda. É cientificamente comprovado que algumas pessoas funcionam melhor pela manhã e outras pela tarde, por exemplo. Quando você permite que as pessoas trabalhem de casa, possibilita a flexibilização do trabalho para o horário mais produtivo.

Distrações cronometradas

Claro que o home office está cheio de distrações, mas algumas delas podem ser boas e benéficas, outras apenas uma variação da perda de tempo que também ocorreria no escritório. Por exemplo, no escritório, uma mãe pode se preocupar com a saúde do filho ao longo do dia, afetando o desempenho. Mas em casa, o simples fato de estar de olho na criança o tempo todo pode afastar esse medo e deixar o foco novamente no trabalho. Além disso, uma pausa para um lanche rápido na cozinha ou uma volta no pátio pode ajudar a aliviar o stress e manter o funcionário focado na tarefa por mais tempo.

Provando um ponto

O home office é um benefício valioso e a maioria dos funcionários entende que vai existir um acompanhamento. Para proteger essa vantagem e provar que são capazes, a maioria acaba se dedicando mais às tarefas enquanto trabalha de casa.

Otimização da comunicação

Uma das principais vantagens de ter seus funcionários juntos em um escritório também é um dos maiores inconvenientes. No ambiente coletivo, as pessoas podem conversar umas com as outras ao longo do dia com facilidade. Embora isso possa ser socialmente estimulante e eficaz para resolver problemas entre as pessoas rapidamente, também pode ser uma enorme distração. Quando você tem mais pessoas trabalhando em casa, você tem menos distrações de comunicação. Isso pode poupar horas de trabalho todas as semanas.

Ambientes pessoais

As pessoas são mais confortáveis em ambientes que escolhem. Trabalhar em um lugar feliz, como o café favorito ou o próprio escritório pode ter um enorme impulso para a produtividade.

HOM - Home Office Management

Salvar

  • Bianca Camargo

    Bacana o texto. No entanto, é interessante analisar que, apesar do home office estar se tornando cada vez mais comum, algumas empresas ainda se mantem muito resistentes a mudança, mesmo que isso traga benefícios a corporação e aos funcionários.

    • AdoroHomeOffice

      É verdade, Bianca! Algumas empresas ainda não enxergam o home office com bons olhos. Parece uma questão de cultura corporativa mesmo. Derrubar os preconceitos sobre o home office é um dos nosso objetivos aqui no blog, e a gente torce muito para que o cenário fique cada vez mais favorável ao trabalho remoto. Obrigada pela sua colaboração. <3