2030: ainda teremos escritórios?

Escritório - Adoro Home Office

No esforço de olhar para o futuro e ver como os escritórios serão em 2030, vale a pena notar que o futuro do trabalho, embasado em novas tecnologias, talvez seja a razão pela qual o escritório tradicional deixará de existir. Embora alguns desses avanços tecnológicos possam parecer ficção científica, o futuro já está em cima de nós.

A revolução digital nômade, que permite que os indivíduos façam todo o seu trabalho online enquanto viajam, tem ficado cada vez mais popular. De acordo com um relatório recente compilado pelo programa de MBA do New Jersey Institute of Technology, 45% dos funcionários dos EUA já trabalham em casa.

A geração atual está sempre conectada por celular, é letrada na mais recente tecnologia e autonomia é uma das vantagens indispensáveis ​​no trabalho que os millennials buscam, o que sem dúvida levará a mais funções de teletrabalho em um futuro não distante.

Bom, além da tecnologia de ponta disponível para o trabalho remoto, há também que se lembrar que o deslocamento diário para o escritório não é o ideal para a produtividade. Empresas como a Xerox e a Aetna já perceberam o vínculo entre longos períodos de deslocamento e baixa retenção de funcionários.

Sendo assim, fica estabelecido que o deslocamento para o escritório pode ser um dos motivos que mais prejudica a produtividade e criatividade dos colaboradores. A partir disso, um relatório sobre o “futuro do trabalho” , prevê que em 2030 os trabalhadores estarão usando real time marketplaces (através de aplicativos como o Uber) para encontrar trabalhos e espaços eficazes para trabalhar. Algumas start-ups espalhadas pelos mundo já começaram a oferecer esse tipo de serviço e a tendência é que se popularizem muito nos próximos anos.

O relatório diz ainda que a economia de compartilhamento vai revolucionar o mercado imobiliário, já que será possível inserir espaços não utilizados de volta no ecossistema local, incentivando toda uma cadeia de produção e geração de renda. Esse tipo de estrutura certamente contribuirá para a renovação completa dos escritórios tradicionais que existem atualmente.

Você já pensou sobre isso? Como será sua empresa em 2030? Vale a pena conferir o relatório completo e começar a ter insights sobre o futuro. Confira aqui.

* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.

 

Deixe uma resposta