Avaya Brasil: 75% em home office

avaya home office

Uma empresa que oferece soluções corporativas de mobilidade e que usa essas tecnologias “dentro de casa” para tornar mais produtivo o home office dos seus próprios colaboradores. Essa é a estratégia da Avaya Brasil.

A empresa começou a adotar o trabalho remoto no Brasil há cerca de 10 anos, e hoje tem 75% dos seus 200 colaboradores fazendo home office pelo menos uma vez por semana.

Os colaboradores da Avaya no mundo todo praticam home office. Temos inclusive, casos em que a pessoa trabalha remota full time. Entendemos que o home office funciona como uma ferramenta de captação e retenção de pessoas, e hoje é umas das práticas mais valorizadas dentro da empresa”, explica Daniela Machiavello, diretora de Recursos Humanos da Avaya Brasil.

Como funciona o home office na Avaya Brasil

Todos os funcionários da empresa são elegíveis à adesão ao trabalho remoto, e o único requisito é que a prática seja alinhada com o gestor da área.

É recomendável que os funcionários programem dias específicos para a prática, mas, desde que alinhado com o gestor, a programação é livre. E, é claro que em algumas áreas o trabalho remoto é mais facilmente aplicado do que em outras. Isso porque algumas funções administrativas –  como a recepcionista –  necessitam sempre estar presentes fisicamente.

“Entendemos que a prática só tem pontos positivos a serem explorados, uma vez que os objetivos e metas a serem atingidos e as regras de funcionamento fiquem claros tanto para o funcionário como para o gestor”, define Daniela.

Partindo deste ponto, a diretora de RH cita como benefícios da prática o aumento da produtividade, motivação e satisfação do funcionário, que consegue gerenciar melhor o seu tempo pessoal com ganho em qualidade de vida, evitando o estresse do trânsito e criando um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Coincidência ou não, recentemente a  Avaya figurou entre as 100 melhores empresas de tecnologia no Brasil para se trabalhar em 2016, de acordo com a consultoria global Great Place To Work.

Desafios e dificuldades da prática

A integração dos times gerenciados remotamente é um dos maiores desafios que a Avaya Brasil enfrenta com a implementação do trabalho remoto.

Nesse sentido, a empresa procura estimular a interação entre as equipes com reuniões periódicas – sejam presenciais ou por videoconferência – além de ações de Comunicação Interna, que têm como objetivo manter os colaboradores sempre informados sobre as movimentações da empresa.

Outro ponto é o gerenciamento de tempo por parte do funcionário. O grande desafio, segundo Daniela, acontece quando existe um desalinhamento de expectativas.

“É preciso que o colaborador entenda que, apesar de trabalhar de forma remota, ele precisa atingir determinados resultados e seguir algumas regras. Tudo isso faz parte de um acordo entre as partes, natural do mundo do trabalho. Por isso, a interação constante com o líder e com os pares é muito importante”, analisa.

Para a diretora de RH, é preciso que o gestor entenda o seu papel e saia definitivamente, da micro-gestão. Pois quando este profissional é claro na comunicação com o time, quando expõe quais são as expectativas e metas a serem cumpridas, a distância física acaba não sendo um problema. Ao contrário, a grande vantagem para esse gestor será a de liderar funcionários muito mais motivados e produtivos.

“Para nós, a preocupação é que o home office seja desenvolvido da melhor forma possível, mostrando que a comunicação pode ser eficiente, independentemente do local e canal utilizado”, conclui Daniela.