Como o trabalho remoto está mudando e o que isso significa

O trabalho remoto vem crescendo no cenário dos empregos ao longo da história. Com a facilidade da Internet, esse tipo de oportunidade agora é abundante, e estimula novas empresas a encontrarem empreendedores individuais dispostos a trabalharem em alguns projetos.

Algumas soluções são voltadas para o mercado geral e outras para um mercado específico, como o 99designs, por exemplo, que oferece projetos de design quase sempre no modelo freelancer. O próprio LinkedIn tem uma ferramenta chamada ProFinder, que tem como objetivo gerar leads para freelas.

Mas a nova tendência (e com vagas aparecendo de forma exponencial!) é a área de trabalho remoto para funcionário regulares (e não mais freelancers!). Não existem mais muitos argumentos para empresários manterem uma equipe fixa, trabalhando no mesmo lugar e horário 40 horas por semana. E parece ser um caminho que não tem mais volta. O mais provável nos dias de hoje é que você tenha uma equipe com alguns ou todos os funcionários trabalhando remotamente.

Precisamos reconhecer que muito dessa nova cultura só é possível através de toda a tecnologia que temos a nossa disposição. E os colaboradores hoje estão exigindo flexibilidade! Essa é uma verdadeira estratégia “ganha-ganha”. As empresas conseguem os melhores talentos e economizam nos custos de instalação. Os funcionários trabalham quando e onde quiserem, eliminando o stress e as despesas de locomoção, por exemplo. Assim temos funcionários mais felizes e mais dispostos!

Falamos aqui sobre a lista das TOP 100 empresas que já adotaram um formato de trabalho remoto. A grande maioria tem sede nos Estados Unidos, mas são multinacionais e oferecem vagas no mundo todo.

Aqui no Brasil, temos empresas como IBM, Dell e Locaweb com inúmeras vagas flexíveis. Por enquanto, a oferta é realmente maior na área da tecnologia, mas também temos indústrias, setores governamentais e judiciários adotando esse sistema.

A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Se você quiser saber como começar essa nova cultura na sua empresa, entre em contato!

*Com informações de Revista Forbes

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.

trabalhe em casa

Salvar