Vamos falar sobre números e dados no trabalho remoto

Em alguns mercados, horário de trabalho fixo das 9h às 17h já é coisa do passado. Em 2017 a tecnologia é uma grande aliada de funcionários e empresários, que tocam negócios e projetos de qualquer lugar do mundo.

Por isso nesse texto vamos trazer uma série de dados e números para que fique cada vez mais claro que as melhorias acontecem para os dois lados, empresário e funcionário! Se você ainda se questiona sobre os reais resultados desse formato, recomendamos que você avalie os números abaixo.

  • Nos últimos 10 anos, o número de funcionários trabalhando em um formato flexível subiu de 9% para 37%.
  • Uma pesquisa com trabalhadores remotos avaliou que eles são 7% mais felizes do que os que ficam apenas no escritório.
  • 9 em cada 10 trabalhadores sentem que rendem mais trabalhando em outros ambientes, fora do escritório.
  • Entre os empresários, 1 em cada 4 já faz a previsão de que 75% da força de trabalho será remota em 2020.
  • Mais da metade dos funcionários remotos fazem contato com o supervisor ou gerente da equipe pelo menos uma vez por dia.

E como podem ser os tipos de funcionários remotos?

Funcionário Híbrido

Um funcionário fixo da empresa, que alterna o esquema de trabalho entre horas remotas e horas dentro do escritório. É um dos melhores formatos para quem quer começar a implementar esse sistema.

Funcionário Remoto

Um funcionário fixo da empresa, que trabalha apenas do esquema remoto. É muito utilizado por empresas de tecnologia, que precisam contratar mão de obra específica, que algumas vezes pode estar disponível apenas em outro país, por exemplo.

Funcionário Remoto Temporário

Um funcionário fixo, que normalmente trabalha no escritório, mas que por alguma questão específica precisa trabalhar remotamente por um período de tempo. Ideal para quando o funcionário precisa aliar questões pessoais e profissionais e a empresa não quer abrir mão daquele colaborador.

Freela Remoto

Um trabalhador remoto, contratado especificamente para fazer um projeto específico. Normalmente trabalha para mais de uma empresa.

E quais são as vantagens de implementar o trabalho remoto?

  • Aumento de produtividade e redução de distrações como conversas paralelas com colegas, telefone tocando, interrupções constantes.
  • Redução de stress pelo simples fato de não precisar enfrentar o trânsito todos os dias.
  • Redução de custos fixos para a empresa.
  • Impacto ambiental positivo através da redução da pegada de carbono
  • Benefícios para a imagem pública da empresa, que pode até se tornar um “sonho de emprego” para funcionários da área.
  • Aumento do engajamento entre os colaboradores.
  • Redução na rotatividade da equipe.

Só nessa simples leitura você certamente já fez uma lista de 10 vantagens do trabalho remoto que serviriam para sua empresa, independente do ramo ou do tamanho. O futuro já é realidade e a adequação é necessária.

*Com informação de ValueWalk

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.

trabalhe em casa

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta