Como checar seu e-mail pode estar atrapalhando seu rendimento?

Existem alguns vícios de rotina que podem atrapalhar e muito o seu rendimento. Então para não cometer o erro de dizer que o home office diminui a sua produtividade, vamos olhar para um fato simples e que é repetido muitas vezes por dia: checar e-mails.

O professor da Universidade de Nova York, Adam Alter, fez uma pesquisa e explica como esse ato tão simples pode comprometer toda a nossa rotina.

Quanto tempo, em média, você acha que leva antes de verificar o e-mail quando está trabalhando? A maioria das pessoas responde algo entre cinco ou dez minutos. Mas a resposta real, baseada em dados, é de seis segundos. SEIS SEGUNDOS!

A verdade é que conferimos um e-mail seis segundos depois que ele chega na caixa de entrada. É um número surpreendente, não é mesmo? Sabe o que é pior? É que quando você entra na sua caixa de e-mails, demora 25 minutos para voltar para sua zona máxima de produtividade.

Isso significa que se você estava escrevendo ou pensando em algo, você estava usando uma parte criativa de seu cérebro para chegar a alguma grande ideia. Quando você corta esse processo para conferir um e-mail, vai demorar mais 25 minutos para voltar ao nível de produtividade que você estava.

Portanto, a solução óbvia é que deve haver momentos definidos para abrir sua caixa de e-mails. Mais importante ainda é determinar grandes períodos do dia onde o seu programa de e-mail deve ficar fechado.

É como ir dormir e ser perturbado a cada poucos segundos. Você nunca descansa realmente. Se você continuar a verificar o seu e-mail durante o dia, nunca vai estar realmente concentrado por muito tempo e seu rendimento deve cair drasticamente.

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.

trabalhe em casa

Salvar

Deixe uma resposta