6 dicas para ter um dia mais produtivo

produtividade_adorohomeoffice

Estamos sempre em busca de mais produtividade, né? Eu pelo menos ando assim. Todo dia me pego pensando em maneiras de fazer meu dia render mais, de ter mais tempo livre e de gerenciar melhor minhas tarefas. Encontrei algumas dicas básicas organizadas pelas Lifehack e resolvi compartilhar por aqui.

1 – Tenha uma boa rotina matinal

Um dos melhores jeitos de começar bem o dia é acordar cedo (de preferência sempre no mesmo horário) e tomar um belo café da manhã. Já vimos uma série de estudos feitos com CEO e outras pessoas bem sucedidas que mostram uma rotina matinal bem semelhante dentro desse grupo, que inclui fazer exercícios e conferir rapidamente a caixa de entrada para identificar as tarefas urgentes do dia. Outra boa dica é começar o dia escrevendo (algo entre 500 e 700 palavras), para aquecer seu cérebro logo cedo.

2 – Saiba eleger prioridades

Muitas vezes nosso dia não é produtivo porque não sabemos como começar. Nesses casos, o ideal é listar tudo o que você precisa fazer e começar a priorizar as tarefas com base na importância e urgência. Algumas vezes, nossa procrastinação faz com que a gente deixe as tarefas mais urgentes e difíceis para o final do dia, causando um stress ainda maior. Tenha em mente que fazer o que é mais importante primeiro pode ajudar na produtividade, já que vai manter níveis de stress mais baixo. Se você tem tarefas que se repetem, o ideal é estipular um dia fixo da semana para executar aquela tarefa.

3 – Uma coisa por vez

Esse é o próximo passo depois de realizar a tarefa anterior. Focar em apenas uma coisa de cada vez e deixar sua mente livre vai fazer você ser mais concentrado e produtivo. Mas para chegar nesse ponto, é preciso se conhecer bem. Quais são os dias e horários em que você trabalhar melhor? Uma música suave ajuda na concentração? Comece a executar tarefas mais difíceis no seu melhor momento. E se precisar, anote! Faça uma lista de tudo o que você consegue realizar de manhã, de tarde e de noite. Avalie se você produz mais em casa ou trabalhando em café, por exemplo. Para descobrir o melhor de você mesmo, é preciso olhar e prestar atenção.

4 – Faça pausas

Manter o foco por muito tempo leva sua energia embora. Então ficar a manhã inteira focado em algo pode fazer sua tarde ser completamente improdutiva. Para reduzir a fadiga mental enquanto permanece na tarefa, tente usar a Técnica Pomodoro. A cada 25 minutos de trabalho focado, você faz uma pequena pausa e depois de 4 pomodoros (25 minutos), você faz uma pausa maior. Se quiser saber mais sobre a técnica, clique aqui.

5 – Gerencie seu tempo corretamente

Existe uma teoria que diz que não existe tempo livre, existe apenas o tempo não organizado e que você não presta atenção. Você sabe quanto você tem de tempo ocioso no dia? Tente utilizar o app RescueTime por uma semana. Você vai enxergar quanto tempo gasta com aplicativos bobos ou redes sociais, por exemplo. Se você se sente sobrecarregado ou com falta de tempo, contabilize os minutos que você passa sem fazer nada de útil e veja se não sobraria um tempo para fazer outra coisa, que você tive escolhido conscientemente. Além disso, você pode aumentar a qualidade do tempo de baixa intensidade. Por exemplo, ler as notícias durante o exercício ou ouvir as notas da reunião durante o tempo que está cozinhando. Muitas das tarefas mundanas que realizamos rotineiramente podem ser combinadas com outras tarefas que levam a um dia mais produtivo.

6 – Celebre e reflita

Celebrar é um sistema de recompensa muito motivador. Sempre que você conseguir executar todas as tarefas do dia ou realizar um projeto em tempo recorde, celebre. É importante recompensar-se para que você possa continuar fazendo um ótimo trabalho.  Além disso,é importante que você analise as listas e reflita sobre o que deu errado. Que tal aproveitar a noite do domingo para verificar os dias que já passaram e programar com calma e planejamento a próxima semana?

Além dessas dicas, você faz alguma outra coisa para que seu dia seja mais produtivo? Se fizer,  divide com a gente nos comentários!

Quer saber mais sobre trabalho remoto e home office?

Então curta nossa página.

Participe do nosso grupo no Facebook.

Receba novos posts por email.

Siga o @adorohomeoffice no Twitter.

Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram.

Compre nossos produtos na Lojinha.

Deixe uma resposta