Trello: empresas pequenas podem ser globais com o trabalho remoto

O percentual de funcionários trabalhando de forma remota tem aumentado muito nos últimos anos. Esse dado é real e pode ser encontrado em várias pesquisas feitas e apresentadas por muitas empresas nos últimos tempos. Esse número faz com que donos de pequenos negócios considerem esse formato e avaliem como essa prática pode ajudar no crescimento exponencial.

Entender como isso funciona através de exemplos é sempre mais inspirador, certo? Então agora vamos compartilhar a experiência do chefe de produto do Trello, Michael Pryor. O Trello é uma ferramenta para gerenciamento de tarefas e equipes, que recentemente foi comprado pela Atlassian, uma multinacional de softwares, por US$ 425 milhões. A empresa trabalha com a política de trabalho remoto desde o início das operações.

Trabalho remoto: talento

Pryor conta que o plano original do Trello era ter uma base em Nova York, com algumas pessoas. Mas eles tiveram um problema. A esposa de um dos melhores engenheiros do time conseguiu um emprego em outro estado e ele precisaria se mudar. Então veio a tomada de decisão. Eles não quiseram perder o talento e apostaram então no trabalho remoto. Esse engenheiro até hoje faz parte da equipe e mora no Havaí atualmente.

Ele compartilha outras experiências semelhantes. “Quando começando a contratar remotamente, encontramos os melhores profissionais do mercado disponíveis. Uma vez publicamos uma vaga para um desenvolvedor Android e um grande expert nessa área morava em outro estado. Existem 20 experts nessa área nos Estados Unidos e nem todos querem morar em Nova York”, explica.

Lição 1

Pequenas empresas iniciantes podem contratar grandes talentos, tornarem-se globais e parecerem muito maiores com a ajuda de trabalhadores remotos.

Estratégia remota: necessidade

Você vai precisar de uma estratégia de trabalho remoto, mesmo que você não imagine sua empresa em um formato distribuído. “Trabalho à distancia é parte do processo, mesmo que sua equipe more toda na mesma cidade. Isso faz com que a operação não pare mesmo em dias que nem todos podem estar no escritório”, avalia Pryor.

Lição 2

Mesmo que você não pense em trabalho remoto agora, desenhe com calma uma estratégia para quando você precisar colocar em prática.

Comunicação é tudo: no remoto ou no físico

Pryor disse que os programas de bate-papo podem se aproximar de uma reunião física, mas não tão bem como videoconferência. “O grande problema é o que falta na conversa quando você é remoto”, disse Pryor. Ele observou as seguintes práticas recomendadas pelo Trello :

– O time precisa ter horas de trabalho em comum, nem que seja apenas em alguns momentos do dia. A comunicação assíncrona não funciona o tempo todo.

– Mova o foco das reunião para um espaço digital. Pryor recomenda a ferramenta Zoom, mas diz que já testou muitos serviços de videoconferência. Essa é uma tecnologia que está se desenvolvendo muito.

– É preciso recriar o bate-papo casual do escritório, especialmente entre funcionários que não trabalham na mesma equipe. Por isso o Trello marca pequenas reuniões de 20 minutos para que alguém da engenharia e do comercial possam conversar um pouco, por exemplo. Eventualmente a reunião reúne mais pessoas e os funcionários dizem adorar esse momento.

– Tenha reuniões físicas pelo menos duas vezes por ano. Uma pequena equipe pode se unir facilmente. Quando uma empresa cresce, vale a pena investir em uma viagem em grupo para que todos se encontrem.

– Entreviste remotamente um trabalhador remoto, mas traga-os para um espaço físico para treinamento quando contratado. Um trabalhador remoto não deve ter uma entrevista pessoal porque não é como ele ou ela trabalharia, uma vez contratado.

Lição 3

Pense muito sobre a comunicação digital e remota, para tentar replicar ao máximo as experiências físicas.

Trabalhe remoto e seja global

Trello conseguiu contratar pessoas talentosas que falavam línguas diferentes através de trabalhos remotos. Essa diversidade tem um impacto real nos produtos. Por exemplo, trabalhadores remotos globais observaram que Trello precisava de uma maneira de lidar com pagamentos sem cartões de crédito. Por quê? Existem vários mercados que não adquirem software por meio de cartões de crédito.

Lição 4

O trabalho remoto pode torná-lo mais abrangente.

*Com informações de C.NET

Quer saber mais sobre trabalho remoto e home office?

Então curta nossa página.

Participe do nosso grupo no Facebook.

Receba novos posts por email.

Siga o @adorohomeoffice no Twitter.

Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram.

2 Comments

  1. como faço para trabalhar com Home onde cadastrar gostaria de mais orientação

    • Oi, Silvania. Tudo bom?
      Não existe um cadastro geral para trabalhar em formato home office.
      Mas muitas empresas divulgam vagas para esse formato.
      Aqui no Adoro Home Office divulgamos algumas delas.
      Você pode acompanhar e ficar de olho!
      Boa sorte!

Deixe uma resposta