Hábitos para uma comunicação de sucesso em equipes remotas

Muito se diz por aí que a comunicação é o oxigênio de uma empresa distribuída. E essa é uma grande verdade, porque as equipes remotas devem ter boas estratégias de comunicação para sobreviver e prosperar. Basta pensar em todas as formas de interação quando as equipes estão no escritórios: reuniões tradicionais, brainstorming em torno de um quadro branco, alguém entrando na sala para fazer uma pergunta rápida, enfim, os colegas de trabalho se relacionam e interagem uns com os outros de várias maneiras.

A pergunta é: como criar oportunidades diferentes de comunicação quando seu time está espalhado em várias cidade e até países? Jared Ponchot, diretor criativo da Lullabot (uma empresa 100% remota), sugere três tipos de comunicação que todas as equipes remotas precisam incorporar em seus fluxos de trabalho:

1 – Comunicação assíncrona

Esta é a espinha dorsal de muitas equipes distribuídas, especialmente aquelas espalhadas por múltiplos fuso horários. Como o nome sugere, a comunicação assíncrona não está sincronizada. Em vez de uma conversa ao vivo acontecendo em tempo real, é uma troca de ida e volta, por escrito, que acontece como a agenda de cada pessoa permite.

Para equipes remotas onde a maioria da colaboração acontece on-line, isso acontece com uma pessoa deixando um recado em um aplicativo de mensagens como o Slack ou Skype, para que a outra pessoa leia e responda quando conseguir. Por esse motivo, esse método é recomendado para problemas ou conversas que não são sensíveis ao tempo.

2 – Comunicação síncrona

Esse tipo de comunicação acontece quando duas ou mais pessoas concordam em se comunicar usando o mesmo método, ao mesmo tempo. Podemos pensar em um chat de mensagens, mas não precisa ser só isso. As ligações telefônicas, por exemplo, são um método de comunicação síncrono. Com a tecnologia, temos muitas outras formas, como vídeo-chamadas ou conferências eletrônicas.

3 – Comunicação pessoal

Muitas empresas totalmente remotas organizam encontros semestrais para reunir a equipe de trabalho. Estamos falando de workshops, reuniões, conferências e até mesmo viagens de lazer, para que eventualmente a equipe se encontre presencialmente. Esses momentos fazem com que a integração entre o time se torne cada vez melhor.

Utilizando esses três métodos de forma equilibrada, a comunicação do seu time remoto vai fluir exatamente como se todos estivessem trabalhando na mesma sala, com a vantagem de que você pode ter funcionários ainda mais motivados e dedicados.

* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office

trabalhe em casa

Salvar