Coworking da Raiar: oportunidade para startups

O coworking da Raiar, dentro do Tecnopuc, é a mais nova opção de espaço de trabalho para as startups incubadas na própria Raiar. Desde 2015 o blog acompanha a construção desse novo espaço e foi muito legal poder ver ele pronto, trabalhar lá e o pessoal já aproveitando a estrutura.

O coworking entrou em funcionamento ainda no primeiro semestre, mas em soft opening. A ideia era justamente construir junto com o pessoal que foi selecionado para trabalhar por lá a melhor forma de organização e interação entre as iniciativas. Quem coordena o coworking é a especialista em inovação Cíntia Becker, que nos recebeu e apresentou o espaço.

Cíntia compartilhou alguns números muito bacanas que surgiram após os cinco meses das primeiras experiências do coworking. Foram 13 startups apoiadas, 40 coworkers em postos de trabalho fixo e muita interação entre eles. Além da troca de conhecimento, os coworkers fizeram negócios, vendas e somaram mais de R$ 40 mil em economia com otimização de processos.

Agora, depois do período de soft open, os postos de trabalho estão aberto participantes do programa de desenvolvimento de startups da Raiar (confira aqui as condições) e os custos são a partir de R$ 349,00 por pessoa. Lembrando que o valor inclui além do espaço físico, um programa de desenvolvimento com apoio de profissionais.

Diana Engel Gerbase é fundadora da Mobis – Cidadania na Prática, umas das startups que está utilizando o espaço do coworking atualmente. Preparando o lançamento da empresa para novembro, Diana conta que estar em um ambiente que estimula a inovação traz mais força e coragem para quem está começando uma iniciativa.

O espaço

O ambiente do Tecnopuc por si só já tem uma atmosfera muito inovadora. Circular por ali, observar os profissionais fazendo reuniões no pátio ou trocando ideias enquanto jogam basquete é bem divertido.

O prédio Global, que abriga o coworking, é sem dúvida o mais bonito e imponente. O coworking fica localizado exatamente na barra que liga as duas estruturas.

Já na saída do elevador você entende qual é a mensagem do coworking: rede, conexão, produtividade e colaboração!

A decoração é linda, bem jovem, alto astral e motivadora. Além dos postos de trabalho, o ambiente oferece mesas mais reservadas, um pequeno auditório, lockers, cozinha e muito espaço para escrever nas paredes e nos biombos. Não faltam tomadas e entradas USB para carregar tudo o que você precisa.

O coworking da Raiar não é um espaço aberto ao público, mas em breve o prédio Global vai abrigar um Café Coworking, que terá acesso liberado e um funcionamento mais livre.

Rede Poa.hub

A estrutura no Tecnopuc foi a segunda a fazer parte da rede Poa.hub, com o objetivo de unir o conhecimento da Universidade e do Parque à infraestrutura da Capital, a fim de evoluir o aspecto de inovação na cidade.

Em março deste ano a prefeitura de Porto Alegre inaugurou o espaço de Coworking Poa.hub, primeiro resultado do novo projeto estratégico de inovação e tecnologia da atual administração. O espaço foi planejado através de parceria entre a  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e hospeda três ambientes distintos de inovação: espaço coworking, onde profissionais independentes possam desenvolver seus projetos e estimular o networking; o criaPOA, um laboratório de experiências em processos para resolução de problemas e o POAlab, um laboratório experimental que visa a pré-certificar técnicas, produtos e serviços.

Quer saber mais sobre home office e trabalho remoto?

Apoie o Adoro Home Office.

Então curta nossa página.

Participe do nosso grupo no Facebook.

Receba novos posts por email.

Siga o @adorohomeoffice no Twitter.

Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram.

Compre nossos produtos na Lojinha.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar