Melhore as práticas de trabalho remoto da sua empresa

As empresas perdem muito dinheiro todos os anos, por conta de problemas de saúde dos funcionários relacionados ao trabalho. Depressão e ansiedade são os principais deles. Essas perdas (para empregadores e empregados) podem aumentar nos próximos anos se as práticas de trabalho remoto não forem bem gerenciadas.

Quem faz o alerta é o CEO da People Business, Paul Finch. “O normal hoje em dia são as relações de trabalho remoto e nômades. Mas se mal organizados, podem trazem doenças mentais e físicas a longo prazo”, alerta.

Ter pouco contato com a sua equipe e com seus gestores pode dificultar o hábito de falar sobre problemas e enfraquecer a rede de suporte informal que as empresas normalmente oferecem.

O trabalho remoto é muitas vezes considerada uma alternativa para funcionários que não estão bem mentalmente. Porém, isso só terá resultados positivos caso eles continuem se sentindo parte da equipe e sejam bem gerenciados.

Trabalhar em casa pode ser muito solitário, por isso é importante que os gerentes estabeleçam diretrizes claras para o que é esperado em termos de trabalho e lembrar de elogiar os trabalhadores que estão fora do escritório assim como fazem com o que estão na mesa ao lado, nem que seja com um simples e-mail.

Certifique-se de que a tecnologia utilizada seja boa o suficiente para organizar as demandas e distribuir entre toda a equipe, para que os funcionários remotos não sejam sobrecarregados e nem sintam que precisam estar disponíveis 24 horas por dia.

Quem não está no escritório também deve ser tratado como membro da equipe e precisa fazer parte dos comunicados internos e convites para eventos, por exemplo. É importante que todos façam parte da mesma rede e sejam informados das novidades e mudanças ao mesmo tempo.

São por motivos como os listados acima que é importante ter um acompanhamento de uma consultoria especializada como a HOM, com experiência o suficiente para prever uma série de problemas futuros e ajustar as rotinas de forma que o trabalho remoto traga vantagens para empresas e colaboradores.

*Com informações de Chartered Management Institute

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office

trabalhe em casa