O recrutamento remoto vai substituir a entrevista de emprego?

Se você ainda não se fez essa pergunta, agora é a hora! Nos inclusive já fizemos um post aqui no blog falando sobre o recrutamento na era dos nômades digitais. Você já pensou quanto tempo e dinheiro pode economizar investindo em recrutamento remoto?

Na era das chamadas em vídeo, você não precisa mais encontrar uma pessoa pessoalmente para contrata-la. Utilizando as ferramentas adequadas, várias empresas agora recrutam equipe em qualquer lugar do mundo (e fazem contratações!) sem nunca ter encontrado fisicamente aquele colaborador.

Uma pesquisa da HRO Today indica que 30% dos gerentes de contratação conduzem pelo menos uma parte da entrevista de forma remota e esse número só tende a aumentar.

Considerando essa tendência para o recrutamento remoto, vamos listar três razões pelas quais esse formato deve substituir as seleções tradicionais muito em breve:

1 – É como os funcionários vão se comunicar no dia-a-dia

Antigamente, era preciso encontrar as pessoas frente a frente, para saber como elas se comportariam na vida real. Hoje em dia, a vida real é muito mais sobre como você se comporta na frente da câmera, fazendo conferências virtuais.

Levando em conta que 70% da população vai fazer home office até 2020 (nos países desenvolvidos), significa que a maioria dos funcionários vão fazer muitas conferências por vídeo e utilizar outros formatos de comunicação remota. Portanto, a entrevista remota já mostra como o candidato vai se comportar na rotina desse tipo de trabalho.

2 – A nova geração espera isso

Quer manter sua equipe sempre jovem e renovada, com os melhores talentos do mercado? Então é preciso evoluir. Uma pesquisa da Social Science Research Network mostrou que 65% dos trabalhadores são do tipo “aprendizes visuais”, que preferem absorver informações através de imagens ou vídeos. Outro número levantado pela Fuze indica que 57% dos adolescentes usam chamada de vídeo como forma básica de comunicação e apenas 2% deles usam telefone fixo para se comunicar, por exemplo. A medida que esta nova geração começa a entrar no mercado de trabalho, as empresas também precisam se adequar e evoluir, para conquistarem os melhores talentos enquanto ainda são jovens.

3 – Economiza dinheiro a curto e longo prazo

Sim, sua empresa vai economizar dinheiro. Organizar entrevistas presenciais nem sempre é fácil, especialmente se você quer contratar alguém que não mora na mesma cidade da sua companhia. Você vai economizar com voos, locações de sala e cafés, por exemplo.

E quando começar a contratar funcionários acostumados com o trabalho remoto, você ainda vai economizar com gastos estruturais da empresa. Você pode diminuir sua sede e gastar muito menos com telefone, por exemplo. Lembre que sua equipe estará muito acostumada a resolver toda a comunicação via Internet, assim como foi na entrevista.

Precisa de ajuda para implementar o nosso processo de contratação remota? Entre em contato com a gente.

*Com informações de HRNews

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office

trabalhe em casa