Como convencer seu chefe a apostar no trabalho remoto?

Quem acompanha nosso blog já deve saber que os benefícios do trabalho remoto são inúmeros, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Funcionários economizam tempo com deslocamento, se alimentam melhor, conseguem ficar mais perto da família e trabalham muito mais felizes. As empresas se beneficiam de um trabalho mais eficiente (fruto de um funcionário feliz), além de economizar bastante em estrutura física.

Ainda assim, muitas empresas e empresários ficam com medo na hora de apostar ou começar o trabalho remoto. E muitos funcionários não sabem como convencer seu chefe a permitir esse formato flexível, mesmo que seja apenas algumas vezes no mês.

Por isso vamos dar algumas dicas que podem funcionar e tornar o convencimento mais fácil!

CRIE UMA PROPOSTA

Comece pensando com a visão do seu gestor. O que você acha que ele vai indicar como impeditivos para o home office? Pense a frente e já inclua na sua proposta soluções para o que você já sabe que vão ser os problemas.

Depois pense em toda a logística de como vai ser se trabalho remoto, quais são seu horário mais produtivos e garanta para seu chefe que você vai escolher o melhor para sua produtividade ser ainda mais elevada. As crianças ficam em casa no período da tarde? Então reforce que durante esse período você vai estar trabalhando em um café ou coworking perto de casa.

DEFENDA SUA IDEIA

Proposta criada, é hora de defender sua ideia e apresentar ao seu gestor. Lembre de treinar sua fala antes e ser muito direto na hora da conversa. Fale de modo que seu gestor sinta-se feliz em considerar sua proposta. Se você realmente acredita que sua performance vai melhorar pelo fato de trabalhar em casa, então a empresa seria insensata de não aceitar seu pedido.

PERÍODO DE TESTE

A melhor maneira de ter sua proposta aceita é sugerir um período de teste para demonstrar os benefícios do formato flexível e como não é tão complicado implementar na empresa. Sugira um teste durante o período de um mês e uma avaliação de resultados depois desse tempo. Se esse experimento for bom, as chances de você conseguir convencer sua diretoria são bem grandes!

NEGOCIE

Esteja preparo para negociar. Nesse primeiro momento, a empresa pode estar reticente e não querer arcar com nenhum custo desse teste. Seja flexível e facilite a vida do seu gestor. Ele acha razoável que você fique disponível e online em um determinado horário do dia? Aceite a proposta. Por enquanto a empresa não pode financiar seus gastos com café e coworking? Banque seus gastos. São pequenas exceções para mostrar que você está disposto.

TRATE SEUS COLEGAS COMO SE FOSSEM CLIENTES

Aja como se você fosse um pequeno empresário e comece a pensar em seus colegas de trabalho como seus clientes. Sempre esteja adiantado e disponível para se certificar de que eles têm o que precisam de você. Se você começar a ficar muito indisponível, eles podem ficar chateado com a sua situação flexível.

Depois de mostrar o resultado, você tem mais argumentos para que o trabalho remoto seja uma realidade na sua empresa. Quem sabe esse formato seja até expandido para todos os funcionários da equipe? Se quiser uma forcinha extra, indique os serviços de consultoria da HOM. Somos especialistas em implementar o trabalho remoto em empresas, de forma segura e sem traumas na transição.

trabalhe em casa