16 informações dicas que você precisa saber sobre trabalho remoto

Não é porque uma pessoa está trabalhando em casa que ela vai estar sentada na frente da televisão assistindo Netflix. Estudos recentes mostram que trabalhadores remotos são muito mais produtivos do que aqueles que vão para o escritório todos os dias.

Embora no Brasil este número esteja crescendo pouco a pouco, nos Estados Unidos quase 50% da força de trabalho já faz home office pelo menos uma vez por semana. E é partir dessas experiências já avançadas em outros países que conseguimos listar algumas informações essenciais para quem está pensando em implementar o trabalho remoto, seja como empreendedor ou como colaborador.

1 – Temos menos turnover com trabalhadores remotos

Sim, pesquisas já comprovaram que a rotatividade diminui em 25% entre os funcionários remotos.

2 – O processo de contratação é mais rápido

Algumas vezes os processos de seleção e contratação duram meses. Mas em uma empresa com base remota, esse processo é até 33% mais rápido para a contratação de novos talentos.

3 – Muitos trabalhadores remotos estão no setor de vendas

Se você está procurando por uma oportunidade remota, comece pelo setor de vendas.

4 – Pequenas empresas contratam mais funcionários remotos

Não vá direto para as grandes empresas em busca de trabalho flexível. Pequenas empresas contratam até duas vezes mais nesse modelo.

5 – Gerentes têm menos chances de trabalhar remotamente

Em geral, as empresas preferem manter seus gerentes no escritório, gerenciando uma equipe remota, então as chances acabam diminuindo se você estiver nessa posição.

6 – Trabalhadores remotos são mais produtivos

Já falamos muitas vezes isso por aqui e várias pesquisas já comprovaram com números esse fato.

7 – Trabalhadores remotos têm dificuldade em “desligar”

Um dos maiores problemas é justamente para de trabalhar. Sem o ritual de sair do escritório e deixar o trabalho, é comum que colaboradores em home office acabem trabalhando mais horas.

8 – Quem faz trabalho remoto é mais feliz

Já começar o dia sem precisar enfrentar o trânsito deixar qualquer um mais motivado. Além disso, ser mais produtivo e equilibrar melhor a vida pessoal e o trabalho deixam qualquer um mais feliz!

9 – Trabalho remoto é mais intenso

Quando você não está no escritório, alguns colegas podem achar estranho sua ausência. É por isso que 30% dos trabalhadores remotos dizem que acabam trabalhando mais do que o horário habitual: para garantir que estejam sempre disponíveis para ajudar no trabalho dos colegas, mesmo à distância.

10 – Sua casa é o melhor lugar para trabalhar

Quando você precisa resolver um problema ou entregar um relatório, o melhor lugar para trabalhar é a sua casa. Pesquisas mostram que quando algo mais relevante precisa ser feito, é melhor fazem em casa, com alto nível de concentração.

11 – Funcionário remotos são mais engajados

Além da produtividade, o home office também incentiva o engajamento do funcionário, que costuma ser até 60% maior do que da equipe alocada.

12 – Uma rede remota pode construir laços fortes

Não porque um funcionário não vê seu colega ou seu gerente todos os dias que podemos deixar de lado a boa relação entre eles. Acontece que quem está fora do escritório acaba tendo tanto contato com seus pares que essa relação muitas vezes acaba ficando até mais forte.

13 – Times distribuídos reduzem custos

Mais gente trabalhando em casa, menos espaço físico, custos com estrutura mais baratos. Empresas podem economizar milhões implementando um rodízio semanal de home office entre os funcionários.

14 – Ajuda o meio ambiente

Diminuir o deslocamento de uma equipe inteira faz com que a pegada de carbono seja menor. A Dell estabeleceu uma meta para que até 2020 metade da equipe fosse remota e até 2014 a empresa já havia diminuído a emissão de gás carbônico em 6,700 toneladas.

15 – Trabalhadores remotos são mais saudáveis

É lógica, né? Uma vida mais equilibrada, uma rotina mais feliz, mais rendimento no trabalho e mais tempo para cuidar da saúde. 45% dos remotos dormem mais do que quem trabalha em escritório, 35% faz mais exercício e 42% come de forma mais saudável.

Quem trabalha em casa acaba gastando um pouco menos. É menos gasto com transporte, com roupas e com almoço na rua, por exemplo.

 

*Com informações de Entrepreneur

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.

trabalhe em casa