Como implementar trabalho remoto de forma eficiente?

Inúmeros estudos já mostraram que o trabalho remoto é o futuro do mundo dos negócios. Em uma pesquisa conduzida pela London Business School’s Global Leadership Summit com cerca de 600 executivos e alunos de administração, 34% já acredita que mais da metade da sua equipe estará trabalhando remotamente em 2020. Faltam menos de 3 anos!

Mas porque as pessoas estão tão otimistas com o trabalho remoto?

Novamente, os números comprovam uma série de benefícios, incluindo o aumento da produtividade e da criatividade, bem como uma melhora significativa na saúde dos colaboradores. Mas mesmo sendo uma tendência mundial, um diretor de uma empresa não pode decidir do dia pra noite que os funcionários vão trabalhar de casa. É uma decisão que requer calma e uma evolução gradual, para que tudo saia conforme o planejado.

Mas como saber se sua empresa já está pronta? Você procurar sinais dentro da sua própria equipe e também em sua estrutura de tecnologia.

1 – Seus concorrentes já apostam no trabalho remoto?

Bom, copiar seu competidores pode não ser uma estratégia válida, mas nesse caso, é sim! Pessoas criativas querem um trabalho flexível e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Se seus concorrentes já apostam nesse modelo, é provável que você comece a perder seus melhores colaboradores para eles.

2 – Seu time está empolgado com o trabalho remoto

Se um funcionário chega até você comentando sobre uma estratégia de trabalho remoto ou se você observa eles comentando sobre as vantagens de ter mais flexibilidade, é um sinal de que sua empresa já está pronta. As pessoas não expressam opiniões sem nenhuma razão. Se você já está ouvindo esse tipo de comentários, é porque eles estão realmente em busca de uma trabalho com mais qualidade de vida.

3 – Algumas tarefas já são realizadas remotamente

O que acontece quando algum dos seus melhores funcionários precisa ficar em casa na véspera de uma grande apresentação? Ou quando alguém da sua equipe acaba atrasando um relatório muito importante? A resposta provavelmente é: eles trabalham de casa.

Então, em termos gerais, o trabalho remoto já acontece em algumas situações. Você só precisa formalizar isso.

Como implementar o trabalho remoto de forma eficiente

Como já falamos, mergulhar de cabeça no trabalho remoto talvez não seja a melhor solução para uma empresa tradicional. Portanto, é melhor planejar essa mudança e fazer aos poucos. Por isso vamos compartilhar algumas dicas práticas:

– Comece com alguns funcionários: escolha aqueles que você tem mais confiança e que vai poder medir de forma eficiente a produtividade

– Contrate funcionário remotos: algumas vezes você nem precisa começar fazendo mudanças na sua própria equipe. Comece contratando alguns freelancers de forma remota e faça o teste.

– Libere apenas alguns dias na semana: nessa fase de teste, divida o trabalho entre remoto e presencial. Comece com um ou dois dias na semana, em equipes dividas, justamente para ver como a comunicação funciona entre eles.

– Ajuste as tecnologias necessárias: talvez você precise de um espaço na nuvem maior, sistema mais seguro e uma boa plataforma de vídeo conferência.

Fato é que até alguns anos, apenas um em cada cinco funcionários trabalhava remotamente. Em 2020, esse número deve subir para 6 em cada 10! O que isso quer dizer para empresários? Que você não pode negar um futuro que está chegando. Você não pode mudar a realidade e precisa se adaptar para conseguir manter os melhor funcionários perto de você. Comece agora mesmo a pensar em como fazer essa transição!

* Com informações de Entrepreneur

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.

trabalhe em casa