Como ficar concentrado trabalhando remotamente?

Enquanto os mais jovens começam a ser presença massiva nas empresas e valorizar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, vemos as barreiras do horário comercial sendo eliminada. Por isso cada vez mais as empresas liberam a equipe para trabalhar em casa alguns dias por semana e fazer horários mais flexíveis.

Esta nova maneira de trabalhar pode ser um presente e também um problema, porque, por um lado, você tem liberdade e não está preso a um escritório. Por outro lado, esta nova liberdade pode diminuir sua produtividade, enquanto você não se adapta. Então, como você fica focado enquanto trabalha remotamente? Confira cinco dicas!

Seja grato

Curiosamente, estar no ambiente de trabalho já obriga você a entrar no clima. Ninguém precisa pensar sobre começar a trabalhar quando está no escritório. É algo automático. Trabalhando remotamente, você pode ter alguma dificuldade de encontrar o humor e a motivação correta para começar todos os dias. Certifique-se de que você não está na mentalidade “eu queria não ter que trabalhar”. Comece o dia mostrando gratidão pelo despertar, pela sua saúde e pelo seu emprego. Faça exercícios, seja saudável, tente meditar. Buscar uma atitude de gratidão ajuda a aliviar o risco de ser desmotivado e sem inspiração.

Defina e cumpra um horário

Uma vez que você não está no escritório, não precisa ficar preso ao horário tradicional. Ainda assim, as horas passam rápido e você precisa decidir como vai trabalhar. É importante definir um cronograma. Se você escolher trabalhar oito horas diretas ou separar em períodos menores, garanta que vá cumprir. Certifique-se de que seu horário de trabalho coincide com sua programação natural também. Se você fizer o seu melhor trabalho pela manhã, configure o tempo de trabalho para coincidir com isso. Se você trabalhar melhor à noite, permita que sua agenda se ajuste adequadamente.

Evite distrações desnecessárias

É fácil passar horas no Facebook ou navegando na Internet. Essa é uma distração que pode atrapalhar você em casa ou no escritório. Por isso uma boa dica é desligar o telefone quando precisar trabalhar sem distração. Crie um cronograma para quando você verificará seu e-mail. Desligue todas as notificações que você tiver em seu telefone ou computador para garantir que algo sem importância não tire sua concentração. Isso vai ajudar você a ficar focado e produtivo enquanto trabalha remotamente.

Escolha bem sua música

Seu humor pode ser influenciado por muitas coisas: a TV, o clima e o que você comeu no café da manhã, por exemplo. A música também tem uma grande influência sobre como você se sente. Se você decidir ouvir músicas enquanto trabalha, certifique-se de escolher sons que são animadores e positivos.

Definir limites para sua família e amigos

Certifique-se de que você organize seu tempo de trabalho em torno de obrigações sociais ou familiares. No entanto, também certifique-se de que você está definindo limites para sua família e amigos para que eles não se tornem um obstáculo para sua produtividade no trabalho. Deixar sua família e amigos saberem que seu horário de trabalho é imperativo para evitar qualquer conflito ou tentação.

*Com informações de PopSugar

** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.

trabalhe em casa