Fazer as coisas deixa você mais feliz. Sentir-se produtivo deixa você mais feliz.
Sentir que você está progredindo em direção aos seus objetivos, que seus esforços têm valor, que você está crescendo e aprendendo e melhorando em um ritmo mais rápido, tudo isso deixa você mais feliz.
Para ser mais produtivo, você certamente vai precisar mudar algumas coisas e hábitos. Se continuar fazendo sempre tudo igual, os resultados serão sempre os mesmos.
Primeiro alerta é: não diga que você não tem tempo para acrescentar algo novo e diferente na sua rotina. Ser mais eficiente significa que você tem mais tempo, e não menos.
1 – Deixe as tentações fora do seu alcance
Vamos chamar isso de “dor técnica”. Quando alguma coisa é difícil de fazer, você vai fazer isso menos. Coloque o controle remoto da televisão em um armário longe da sua mesa, coloque seu telefone em um espaço diferente do que você está trabalhando, evite deixar as redes sociais e e-mails abertos enquanto produz e deixe uma garrafa de água sempre por perto. Conveniência é a mãe da distração, então torne algumas coisas mais difíceis para ser mais produtivo. Ahh, a água? É para evitar que você levante sempre que quiser beber e demore para voltar!
2 – Priorize as tarefas mais importantes
É a lei do 80/20. Provavelmente, 20% das tarefas que você realiza são as mais importantes para a sua função. Identifique e priorize! Quais são as duas ou três tarefas fundamentais para o seu sucesso individual ou dentro da empresa? Elimine tarefas desnecessárias e gaste mais tempo nas que realmente importam.
3 – Deixe menos tempos para tarefas-chaves
Sabe aquela tarefa que precisa ser feita hoje? Se você não colocar um limite, provavelmente vai levar o dia todo para fazer. É assim mesmo. Por isso limitar a quantidade de tempo que você vai dedicar a uma tarefa é muito indicado para que você trabalhe focado e consiga concluir o trabalho rapidamente. Você estará mais motivado e seu nível de energia será maior. Que tal colocar um limite de tempo na sua próxima tarefa?
4 – Agrupe tarefas da casa
Distrações domésticas fazem parte da rotina de quem faz home office. Mas não fique fazendo um pouquinho por vez. Dessa forma você vai passar o dia trabalhando e cuidando da casa e perdendo o foco. O melhor é planejar essas tarefas para que elas sejam realizadas todas de uma vez só. Melhor ainda, programe esse bloco de atividades para quando você souber que estará cansado ou precisando de uma pausa mental.
5 – Siga a regra dos dois minutos
Essa dica vem do livro “Getting Things Done”, de David Allen. Quando uma tarefa levar menos de dois minutos para ser feita, não agende, não deixe para mais tarde, não anote em um bilhete. Faça ela na hora e livre-se dela!
6 – Coloque tempo livre na sua agenda
O tempo livre não deve acontecer por acaso. Planeje seu tempo livre. Planeje atividades diferentes. Planeje coisas divertidas para fazer. Você não apenas desfrutará do planejamento e da antecipação, mas realmente se divertirá mais.
Quanto mais feliz você for, mais motivado e produtivo estará no longo prazo.
7 – Desligue os alertas
Seu telefone vibra. Seu email pisca. Janelas de bate-papo aparecem. Todo alerta suga sua atenção e desvia seu foco. Deixe desligados enquanto você trabalha.
Para evitar a ansiedade, de hora em hora, reserve minutos para checar o que você pode ter perdido. Provavelmente você vai descobrir que não perdeu nada, mas foi muito mais focado.
8 – Passe tempo com sua família
Se você é viciado em trabalho, então seja muito atencioso com suas noites. Defina horários e invista em tempo para a família: faça o jantar, ajude seus filhos com o dever de casa ou simplesmente veja um filme. O mais importante: completamente desligado, sem e-mails e telefone.
9 – Tenha uma rotina matinal
Ter uma rotina evita que você se perca logo no começo do dia. Tenha horário para levantar, tarefas delimitadas e um tempo máximo entre sair da cama e começar a trabalhar. Uma dica boa é fazer as pequenas coisas importantes ainda antes de verificar seu e-mail. É provável que em menos de uma hora você tenha resolvido vários problemas.
10 – Tenha uma rotina noturna
Se a forma como você começa o dia pode ser muito decisiva na sua produtividade, preparar isso tudo também é. Portanto, use a noite anterior como uma preparação para o dia seguinte.
Deixe as coisas minimamente organizadas, faça uma lista das principais tarefas –se possível, por ordem de execução – e revise mentalmente suas ações. Isso vai garantir uma manhã mais produtiva.
E aí? Quais dessas dicas você vai implementar hoje mesmo?
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.