Quando uma empresa corta custos, isso geralmente significa dificuldade para o colaborador: menos benefícios, salários mais baixos e a demanda incessante de “fazer mais com menos”. No entanto, existe uma estratégia de gerenciamento que não apenas reduz despesas, mas também deixa os funcionários mais felizes e produtivos. Essa estratégia é: trabalhar de casa!
1 – Economia de custos
O senso comum diz que escritórios de plano aberto são uma boa maneira de cortar custos porque você pode acomodar mais pessoas em um espaço menor. Mas esse ponto é totalmente equivocado. O consenso científico é que os escritórios de plano aberto reduzem a produtividade em pelo menos 15%. Portanto, não compensa!
O trabalho de casa, por outro lado, quando totalmente implementado, simplesmente elimina toda a despesa de aluguel do espaço de escritório. Além disso, considerando que os funcionários realmente querem trabalhar fora de casa, é um privilégio incrivelmente atraente.
Melhor ainda, o trabalho em casa também expande o pool de candidatos para trabalhadores que moram em áreas fora da sua área de deslocamento. Isso significa que você não precisa pagar mais aos funcionários para cobrir as rendas exorbitantes que são a regra nos grandes centros de negócios.
Como bônus final, o trabalho em casa diminui sua pegada de carbono, fazendo com que sua empresa seja “ecologicamente correta” de maneira instantânea e econômica, o que é bom tanto para o recrutamento de candidatos de primeira linha quanto para relações públicas em geral.
2 – Um apoio moral
Ao contrário das medidas de redução de custos que os funcionários detestam, eles amam, amam, amam o trabalho de casa. Mas todos? Bem, de acordo com uma pesquisas recentes realizadas pelas startups de alta tecnologia Buffer, Workfrom e Hubstaff:
- Nove em cada dez trabalhadores remotos planejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras.
- Quase dois terços dos funcionários que às vezes trabalham remotamente querem aumentar essa frequência.
- Quase todo trabalhador remoto pesquisado (94%) recomenda trabalho remoto para amigos, familiares e colegas.
3 – Aumento da produtividade
Com base nesses dados, porque todas as empresas não apostam imediatamente no trabalho remoto? Uma grande parte da relutância é o medo da administração! A ideia de que se não puderem olhar para o funcionário o tempo todo, o colaborador vai gastar muito tempo assistindo e jogando videogames, em vez de trabalhar.
É comum ouvir relatos de funcionários que produzem muito mais em 3 ou 4 horas de trabalho em casa do que em 12 horas de trabalho no escritório.
Resumindo, o home office economiza dinheiro, aumenta a autoestima e melhora a produtividade, tornando-se um exemplo verdadeiro dessa mais rara das estratégias de gestão: uma proposta ganha-ganha. Todo mundo ganha!
Depois disso tudo, sua próxima pergunta deve ser: como implemento isso na minha empresa agora mesmo? É só falar com o pessoal da Home Office Management!
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.