Essa talvez seja a pergunta que eu mais escuto sempre que o assunto home office entra na pauta. Como ser produtivo, como não procrastinar o dia inteiro, como evitar as distrações da casa, como não enjoar do espaço, enfim, tudo isso. Minha resposta é sempre a mesma: precisa ter muita disciplina. E com isso, a rotina fica bem mais fácil.
Mas como ter essa disciplina e criar uma rotina? Algumas tarefas podem ajudar nesse processo e são essas dicas que vou compartilhar nesse post.
1 – Tenha um espaço de trabalho
Não importa onde vai ser, se ele vai ser perfeito desde o início ou se você vai ajustando com o passar dos meses. O importante é ter um espaço que você (e outras pessoas, caso você more com mais gente) identifique que é o lugar de trabalho. Quando você sentar naquela cadeira, na frente daquela mesa e daquele computador, é hora de trabalhar. Você tem a vantagem de personalizar e deixar o ambiente de trabalho com a sua casa. Dá pra colocar fotografias e plantinhas sem nenhum constrangimento.
2 – Troque de roupa
Ok, eu sei, eu sei. Um dos benefícios de trabalhar em casa é que você pode estar usando pijamas durante todo o dia e seu chefe não saberá! Mas, eu prometo, se você trocar de roupa, mesmo que seja por algo bem casual, você será muito mais produtivo. Sinto que é uma pequena maneira de sinalizar o tempo de trabalho.
3 – Deixe o telefone de lado
Quando você está trabalhando em casa, já existem distrações suficientes (entregas, o cachorro, a geladeira, a TV, você sabe o que quero dizer). Se você conseguir ficar longe do seu telefone por um período, poderá se concentrar mais intensamente na tarefa em questão.
4 – Tenha uma agenda de horários
O benefício de trabalhar em casa é que, em sua maior parte, você pode definir seus próprio horários. Assim como é fácil ficar distraído, também é fácil acabar trabalhando muito mais horas do que em um escritório convencional. Então defina um cronograma que funcione para você. Talvez, isso significa começar um pouco mais tarde para que você possa se encaixar naquele treino da manhã ou fazer uma pausa no meio do dia para vários recados, mas trabalhando mais tarde à noite. Faça uma programação que funciona para você e vá testando algumas pequenas alterações para saber o que pode ser mais produtivo.
5 – Encontre as pessoas
Quando você trabalha em casa, o isolamento pode ser um ponto negativo. Se você fizer parte de uma equipe, também não é legal ficar muito tempo afastado do seu time. Por isso faça questão de planejar reuniões eventuais com seus clientes ou equipe. Isso será benéfico não só para sua relação de trabalho e possíveis avanços na carreira, mas também será bom para você! É importante fazer pausas, sair para caminhar e tomar um café com um colega.
*Publicado originalmente em Casas Bacanas
Quer saber mais sobre trabalho remoto e home office?
Apoie o Adoro Home Office.
Então curta nossa página.
Participe do nosso grupo no Facebook.
Receba novos posts por email.
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.
Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram.
Compre nossos produtos na Lojinha.