Avanços em tecnologia e mentalidade de negócios inovadores possibilitam que as pessoas trabalhem remotamente e atinjam os mesmos resultados. Isso explica por que muitas organizações grandes e inovadoras, como BaseCamp, Automattic, Mozilla, Toptal, Upworthy e Buffer, entre outras, estão caprichando nas políticas de trabalho remoto para seus funcionários.
O fato de que o trabalho remoto pode ser muito benéfico tanto para a empresa quando para o funcionário é a principal razão de todas essas mudanças. Seja a redução de custos, o aumento da produtividade ou o aumento do engajamento dos funcionários, apostar em uma política de trabalho remoto é a nova atitude de empresas inteligente e ligadas no futuro.
Já falamos por aqui muitas vezes sobre esses fatores, mas agora vamos lista-los todos juntos para que as vantagens para as empresas fiquem bem claras.
1 – Redução de custos indiretos
Ter uma equipe de trabalho remota ajuda as empresas a reduzirem seus custos com infraestrutura, recursos internos como estações de trabalho, computadores, eletricidade e outras ferramentas exigidas pelos funcionários para executar seus trabalhos.
Além disso, você também pode economizar com gastos de viagem ou deslocamentos, pois pode ter membros da sua equipe em lugares estratégicos e que fiquem mais próximos dos clientes.
2 – Foco no que mais importa
Quando você permite a opção de trabalho remoto, você cria uma cultura que se concentra mais em objetivos como o de expansão do negócio, e deixa de gastar tempo com assuntos corriqueiros como política do escritório ou vagas de estacionamento, por exemplo.
Quando o objetivo principal de um funcionário é entregar o trabalho na linha do tempo estipulada, cabe a ele gerenciar sua pontualidade e produtividade. Isso também permite que as pessoas aloquem melhor o tempo ao seu bem-estar pessoal, o que contribui para a satisfação e a lealdade no trabalho.
3 – Equipe mais produtiva e engajada
Um estudo recente conduzido pelo TINYpulse revelou que os trabalhadores remotos demonstraram uma maior sensação de felicidade, graças à liberdade e flexibilidade oferecidas pela opção de trabalho remoto. Ele também demonstrou que os funcionários remotos se sentem mais valorizados, enquanto 91% descobriram que sua produtividade aumentou.
Já temos aí dados suficientes para convencer você e a sua empresa a apostarem em um formato de trabalho remoto e flexível, não né mesmo?
Mas podemos complementar com a informação de que ter a opção de tomar a decisão de trabalhar remotamente ou de ir para o local de trabalho permitiu que as pessoas realizassem uma integração entre a vida profissional e a vida profissional, contribuindo para um desempenho maior e uma lealdade com a companhia.
4 – Recrute os melhores talentos
Essa talvez seja a vantagem mais divulgada por aí e não é a toa! É que com a possibilidade de contratar em qualquer lugar, as empresas tem mais opções e oportunidades para escolher o melhor candidato e alavancar as habilidades no mercado global durante o processo de recrutamento.
Além disso, oferecer opções de trabalho remoto que permitem que os funcionários fiquem próximos de suas famílias e tenham boas relações pessoais diminui muito o turn over.
5 – Impacto no meio ambiente
Com uma equipe remota, imagine o número de veículos que seriam mantidos fora das rodovias, a redução na emissão e dependência de combustível, que poderia impactar positivamente o mundo em que vivemos. Além disso, sua força de trabalho e seus clientes podem ficar impressionados com sua iniciativa de ser mais verde e sustentável.
Para muitas organizações, a estratégia de trabalho remoto faz parte de um plano de longo prazo para criar uma cultura de desempenho superior que não dependa da presença física. O melhor jeito é encontrar um caminho equilibrado e sustentável para começar a fazer essa transição desde já.