Profissionais de todo o mundo estão querendo, buscando – até mesmo exigindo trabalho remoto mais do que nunca. Mas ainda não há vagas suficientes disponíveis para atender essa demanda, o que nos leva ao questionamento: por que mais empresas não estão oferecendo vagas remotas e flexíveis?
O motivo é que muitos empresários ainda têm medo do trabalho remoto e acreditam em mitos que já foram derrubados em muitos estudos! Esse medo é fortalecido por cases com o da IBM e Yahoo (empresas que cortaram os formatos de trabalho remoto). Mas esses mesmos empreendedores esquecem de olhar para os cases de sucesso da Microsof, Dell, Amazon e até mesmo a Apple, que têm contratado funcionários remoto para o atendimento ao consumidor.
Por isso, nesse post, vamos derrubar alguns mitos amplamente divulgados por quem gosta de questionar a efetividade do trabalho remoto.
Mito 1: “Minha equipe só quer trabalhar remotamente para trabalhar na praia”.
Não há como negar que o trabalho remoto está em alta demanda justamente pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal que promove. No entanto, os gerentes estão muito enganados se acreditam que os benefícios desse formato beneficiam apenas os funcionários.
Ao fazer a mudança de um modelo tradicional para um que promove o trabalho remoto, as empresas economizam até 30 mil reais por ano, por funcionário, com custos operacionais e aumento de produtividade. No fim das contas, pouca importa em qual lugar o colaborador vai estar, desde que as entregas estejam em dia.
Mito 2: “Se eu deixar um funcionário trabalhar remotamente, terei que deixar todos trabalharem remotamente”.
Ter uma empresa amiga do ambiente remoto não precisa ser uma transição de “tudo ou nada”. Milhares de empresas em todo o mundo estão facilitando as operações remotas convertendo uma porcentagem de sua força de trabalho por vez. Na verdade, a maioria dos principais empregadores de trabalho remoto é composta por equipes híbridas de trabalhadores internos e externos.
Mito 3: “Meu negócio perderá credibilidade ou prestígio sem um espaço de escritório para reuniões com clientes.”
Bom, se a legitimidade do seu negócio depende de mobília de escritório, talvez seja preciso precisava rever sua proposta de valor. Com o trabalho remoto instituído, você realmente não vai precisar ter um prédio muito grande, com grandes salas de reunião para impressionar o cliente. Você vai precisar apostar, e confiar, no seu negócio mesmo, na qualidade do seu serviço e do seu atendimento. E pode acreditar, quando seus clientes começarem a fechar contratos com você baseado nesse valor, as coisas vão fluir muito melhor!
Ainda assim, hoje já existem dezenas de lugares dispostos a alugar salas imponentes para que você faça sua reunião e impressione seu cliente, se assim desejar!
Mito 4: “As promoções são instintivamente baseadas na visibilidade, por isso, se os membros da minha equipe trabalharem fora do local, estarão sacrificando o crescimento na carreira”.
Independente de trabalhar no escritório ou fora dele, essa é uma prática de gerenciamento que deveria ser eliminada de qualquer do local de trabalho, não é mesmo? No trabalho remoto, o desempenho não é medido por atividade ou disponibilidade, e sim pelos resultados. Então, quando uma promoção é devida, a avaliação é uma questão de analisar o desempenho informado por dados de cada membro da equipe, e não considerar que trouxe o melhor café ontem.
Mito # 5: “Eu preciso da minha equipe por perto caso eu precise falar com eles com urgência”.
Esse talvez seja o maior e mais famosos dos mitos! Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho remoto não isola as pessoas. Ele continua acontecendo em colaboração, em um ambiente virtual especialmente preparado para isso. Já foi comprovado que a maioria dos modelos operacionais virtuais facilita ainda mais o engajamento do que as equipes no escritório, devido à maior comunicação e confiança necessárias para um relatório eficaz.
Então, com uma política de trabalho remoto adequada que articule expectativas para os trabalhadores fora do local, os gerentes podem se surpreender ao descobrir que sua equipe é ainda mais acessível do que quando trabalhavam no mesmo escritório!
Mito # 6: “Se os trabalhadores trabalharem remotamente, eles serão distraídos com roupas e crianças e viajando sem nunca fazer nenhum trabalho.”
Observe que a necessidade de controle é algo que se repete muitas vezes. Gerentes querem ter certeza de que sua equipe está dominada, dentro de uma sala fechada. Qual a pegadinha nesse caso? O fato do escritório ter tanta distração quando a casa do seu colaborador! Quer uma prova? Observe a sua volta e veja quantos funcionários estão usando fones de ouvido, tentando bloquear as distrações externas do seu próprio escritório.
Na verdade, os trabalhadores remotos acabam tendo menos distrações em casa do que os funcionários do escritório e muitos estudos já provaram que a produtividade aumenta em grandes proporções. Então, perder alguns minutos para colocar a roupa para lavar pode não ser o fim do mundo, no fim das contas.
E agora, você já está se sentindo convencido a apostar no trabalho remoto? Você está pronto para receber o próximo funcionário que se aproxima de você para fazer uma solicitação de home office com a mente aberta? Ótimo! E seja bem-vindo ao futuro que está se chegando rapidamente e a todos os benefícios de entrar cedo nessa onda!
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.