Tenho certeza que você está fazendo mais chamadas de vídeos do que nunca. Mas como não fazer feio, especialmente nas reuniões online? Vou compartilhar com você 7 dicas para se sair bem em chamadas de vídeo.
Não esqueça de conferir o vídeo que fiz sobre isso lá no Youtube.
1 – Capriche na iluminação
Luzes e ângulos são tão importantes para chamadas de vídeo quanto para sessões de fotos profissionais. Você pode não se importar tanto com sua aparência durante uma ligação rápida com um colega de trabalho que conhece há anos, mas quando conversa com um investidor, novo cliente, contato com a mídia ou possível funcionário, a situação é completamente diferente.
Como regra geral, evite luzes fluorescentes, que podem projetar sombras que vão prejudicar sua aparência. Evite as luzes do teto também, pois elas podem criar sombras escuras sob os olhos. Coloque sua fonte de luz principal atrás da câmera. Dessa forma, a luz e a câmera apontam na mesma direção. Você também pode usar duas fontes de luz atrás da câmera, uma no lado direito e outra na esquerda.
Quanto ao ângulo, a câmera deve estar no nível dos seus olhos. Se você estiver usando um laptop, coloque algo embaixo dele para levantá-lo até que seus olhos estejam no mesmo nível da lente da câmera. Livros normalmente funcionam muito bem. Se você utiliza seu telefone, vale a pena investir em um pequeno tripé.
2 – Escolha um fundo neutro para chamadas de vídeo
Essa dica vale para todos os ambientes, seja em casa, seja no escritório, seja em qualquer lugar. É importante parecer organizado e profissional. Menos é mais. Em outras palavras, você pode gostar de todas as fotos de família penduradas na parede, mas isso pode relevar mais do que você gostaria sobre você, além de tirar o foco da pessoa com quem você conversa. O mesmo vale para qualquer coisa que possa fazer com que você pareça não profissional – roupa jogada, cama sem arrumar, pilhas de caixas e alimentos e bebidas.
Uma boa dica é: sente no lugar onde você costuma fazer suas reuniões online e tire uma selfie ou uma captura de tela do que os outros veem em seu plano de fundo. Remova objetos em sua mesa ou na parede que possam prejudicar a marca da sua empresa.
Se você puder, encontre um lugar e eleja como o cenário ideal. Invista na cor e na imagem dessa parede e mantenha-a consistente, mesmo que seus clientes saibam que você é uma operação individual, eles não precisam ser lembrados de que você está trabalhando em casa.
3 – Esteja bem vestido
Sim, pelo menos na parte que aparece na câmera. Cabelo penteado e uma roupa adequada fazem você parecer mais profissional. Mesmo que você esteja trabalhando em casa com uma roupa mais confortável, pense em como você se comportaria se precisasse encontrar o cliente para uma reunião. Na maioria das vezes, nos vestimos um pouco mais formais. Você deve seguir esse mesmo pensamento para reuniões online.
O ideal é que você sempre esteja com uma roupa adequada para entrar em uma reunião de emergência, se precisar. Por isso costumo dizer que trabalhar de pijama não é a melhor opção.
4 – Evite distrações
Talvez você se lembre do vídeo bem-humorado das crianças que interromperam o pai, Robert Kelly, durante sua entrevista ao vivo com o BBC News. Se você tem família, filhos, gatos ou cachorros convivendo com você, uma boa ideia é escolher um espaço que você possa fechar a porta para conduzir suas reuniões. Isso vai ajudar você a não se distrair.
Mas se por acaso seus filhos aparecerem ou chamarem você, aja com naturalidade, peça um minuto e atenda sem maiores constrangimentos. Também precisamos normalizar a presença das crianças, especialmente enquanto estamos em casa.
5 – Mantenha suas anotações por perto
Se você vai participar de um apresentação ou uma reunião importante, faça algumas anotações em um papel e deixe preso no monitor, ao lado da câmera. Isso ajudará você a permanecer no caminho certo, caso fique nervoso. Mantenha sempre um bloco de notas e uma caneta à mão para fazer algumas anotações com o mínimo de interrupção visual possível.
6 – Olho no olho sempre
Um detalhe importante é: tente olhar para a câmera e não para a tela, especialmente se a reunião for apenas entre duas pessoas. Olhando para a câmera, quem está do outro lado vai sentir que você está olhando diretamente para o rosto dela. Faça isso pelo menos algumas vezes durante a reunião.
7 – Som e imagem precisam estar bons
Se você realizar muitas chamadas de vídeo, considere investir em uma webcam externa com recursos de alta definição.
A queridinha do momento é essa Logitech.
Procure sempre usar fones de ouvido, que vão ajudar você a ouvir melhor e diminuir interferências de som do ambiente. Para reuniões com mais pessoas, procure deixar seu microfone sempre fechado quando não estiver conversando.
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.
Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram