As empresas tradicionais de tijolo e argamassa preferem ter todos os funcionários no escritório, onde as pessoas podem trabalhar juntas, saltar de reunião em reunião e interagir entre os cubículos.
Mesmo que não haja nada de errado com a definição acima, essas mesmas empresas, com escritórios em cidades caras, onde as moradias são exorbitantes e o deslocamento é demorado, estão perdendo talentos para empresas com trabalho remoto e opções de trabalho fora de casa.
E Bill Gates viu isso chegando. Ele profeticamente afirmou: “A concorrência para contratar os melhores aumentará nos próximos anos. As empresas que dão flexibilidade extra a seus funcionários terão vantagem nessa área.”
Por que Bill Gates acertou em cheio?
Primeiro de tudo, quem não gostaria de trabalhar em sua casa, terminar o trabalho às 5 da tarde, e ter uma viagem de sete segundos para a mesa da sala de jantar, ao invés de perder horas do seu dia preso dentro de um carro ou ônibus, para chegar em casa cansado e mal aproveitar o dia?
Além disso, trabalhar em casa permite também ao funcionário economizar algum dinheiro. Estamos falando em menos gastos com gasolina, manutenção de carro, roupas novas, almoços e lanches na rua, por exemplo.
Uma pesquisa da FlexJobs escutou a opinião de muitos funcionários e esses dados devem começar a serem levados em conta por executivos e chefes de empresas tradicionais. Alguns dos dados levantados foram:
– 84% dos funcionário querem mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
– 67% indicam que a família é a razão de seu desejo por trabalho flexível.
– 60% querem economizar mais tempo.
– 49% querem economizar dinheiro.
– 48% estão procurando diminuir o estresse no deslocamento.
Se os bilionários Bill Gates e Richard Branson já apostam no trabalho remoto, é mais uma garantia de que esse formato não foi criado para ninguém perder dinheiro. Muito pelo contrário, a flexibilidade de horários acaba estimulando a abundância e os benefícios surgem para os dois lados. Vamos implementar trabalho remoto na sua empresa?
*Com informações de Inc.
** Esse post faz parte da parceria entre a HOM e o Adoro Home Office.