Se você já teve que lidar com um colega de trabalho remoto chato, você não está sozinho. A grande maioria das pessoas trabalha com alguém que não considera muito legal. Em um infográfico publicado pela Olivet Nazarene University, mais de 2 mil trabalhadores foram entrevistados para descobrir o que mais os irrita em seus empregos. A principal resposta: colegas de trabalho irritantes.
De acordo com a pesquisa, 100% dos entrevistados disseram que ficam irritados no trabalho. Embora algumas área tenham trabalhadores mais irritantes do que outros (os profissionais das indústrias de saúde e seguros relatam ter o maior número de colegas de trabalho irritantes), cerca de 36% das pessoas deixaram um emprego que gostavam porque não se davam bem com seus colegas de trabalho.
Agora, você pode pensar que só porque trabalha remotamente (ou está à procura de um emprego remoto) você não precisa se preocupar com um colega de trabalho remoto chato, mas não é necessariamente o caso.
Então, utilizando as informações dessa pesquisa, vamos dar dicas de como ser um bom colega de trabalho remoto.
Volume e reclamação
Quando você trabalha sozinho e remotamente, pode quanto barulho quiser. No entanto, quando estiver em uma ligação com um colega de trabalho, lembre-se de não gritar durante ligações ou chamadas de vídeo. Certifique-se de que seu ruído de fundo não esteja sobrecarregando você, para que você não tenha que gritar por ele.
Já sobre a reclamação, sabemos que apesar de uma prática comum, muitos funcionários acabam sendo chamados de reclamões, e você não vai querer ser um desses. Não estamos dizendo que você precisa aceitar tudo, mas talvez não seja válido sair por aí apenas fazendo reclamações vazias aos seus colegas. Tente resolver as questões diretamente com os envolvidos.
Fofoca e Intimidação
Digamos que você acabe sabendo informações pessoais sobre seu gerente ou colegas. Você pode ter o ímpeto de ligar para alguém e compartilhar a informação, ou você pode apenas ignorar o fato. Fofoca e intimidação ranquearam no topo dos motivos de irritação com os colegas. Evite comportamentos inadequados e pense até mesmo no tom de escrita dos seus e-mails: lembre-se que nem sempre é possível identificar uma brincadeira quando não estamos frente a frente com o colega.
Hábitos alimentares
Parece piada, mas apareceu na lista. E faz muito sentido. Digamos que você seja um funcionário remoto e trabalhe sozinho, mas tem uma reunião com a equipe diariamente. Esse é um compromisso fixo e você já sabe que ele vai acontecer, então, esteja preparado. Evite chegar atrasado porque se alongou demais na hora do almoço e também evite fazer lanches durante a reunião. Provavelmente você e seus colegas estarão utilizando um fone de ouvido e o som de alguém mastigando não é exatamente muito agradável.
E-mails e hábitos em reuniões
Pegando o gancho do tópico anterior, colegas atrasados deixam a equipe bem irritada, especialmente quando estamos falando de trabalho remoto. Você não precisa enfrentar trânsito ou passar horas no deslocamento, então, a menos que um imprevisto muito grande aconteça, tente estar online sempre alguns minutos antes da hora marcada. Se todos fizerem isso, fica fácil começar as reuniões no horário e temos aí uma grande vantagem do trabalho remoto.
Quanto aos e-mails, é importante aprender a ser claro e preciso em toda a comunicação escrita quando você não está no mesmo ambiente que os seus colegas. Evite piadas, brincadeiras desnecessárias e respostas irônicas. Muitas vezes que está do outro lado pode não conseguir interpretar esse tipo de comportamento. Acha que não vai conseguir passar a ideia que precisa de forma escrita? Marque uma ligação ou uma conversa por vídeo e evite confusões.
Apresentação pessoal
Sim, mesmo trabalhando em casa você precisa cuidar da sua apresentação. Você pode trabalhar de pijamas se quiser e enquanto estiver sozinho, mas quando precisar interagir com outras pessoas, é melhor você se vestir adequadamente. Sua apresentação também passa uma mensagem de respeito e comprometimento com outros colegas, especialmente se você tem uma parte da equipe trabalhando no escritório.
*Com informações de FlexJobs
** Esse post faz parte da parceria entre a HOM e o Adoro Home Office