Localizada no centro de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana é um dos destinos preferidos de quem visita a cidade. E é também uma ótima alternativa para variar o home office. Com vários espaços culturais distribuídos em seus sete andares, a CCMQ é uma das melhores opções para quem anda com dificuldades de encaixar o lazer em uma rotina atribulada de trabalho.
Construído a partir de 1916 para abrigar o imponente Hotel Majestic, o prédio serviu de casa para o poeta Mario Quintana entre 1968 e 1982 e preserva uma atmosfera inspiradora. Sabe aqueles lugares em que você se sente bem e não sabe explicar? É mais ou menos por aí.
Partindo para as questões práticas, a infraestrutura da Casa de Cultura não deixa a desejar. Na maior parte dos dias o horário de funcionamento é amplo, dá para chegar cedinho, às nove da manhã, e só sair às nove da noite. O wi-fi gratuito, oferecido desde 2013, é transmitido por 20 pontos de acesso e funciona bem. Os usuários devem acionar o ponto de acesso wi-fi ccmq_visitantes, com usuário visitante e senha ccmq.
A garantia de uma boa tarde (ou manhã) de trabalho depende apenas do andar em que você escolhe se instalar. Como o local é um ponto turístico, é bem comum a visita de escolas, então volta e meia a criançada pode surgir assim, do nada, e tirar a sua concentração. Dias de chuva costumam sem mais tranquilos, mas em dias de sol é recomendável evitar as mesas do 5º andar, próximas ao Jardim Sapato Florido.
Um dos lugares mais silenciosos talvez seja o localizado logo na entrada da Biblioteca Erico Verissimo, no 3º andar da Casa. Além de pequenas mesas individuais, a área dispõe de uma grande mesa redonda, com várias tomadas. Aliás, uma boa dica para quem gosta de fazer home office em lugares públicos é sempre deixar na mochila um kit com multiplicador de tomadas (o popular Te ou benjamim), extensão, papel higiênico, água e barrinhas de cereal.
O mais legal é que quando você quer fazer uma pausa, basta descer (ou subir) alguns andares para relaxar no Jardim Lutzenberger, curtir uma exposição no MACRS – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, fazer uma boquinha no Café Santo de Casa (localizado no último andar) ou apenas passear pelas passarelas do prédio.
E se você realmente tem trabalhado demais, aproveite as salas de cinema da Casa de Cultura e veja um filme no final do dia. Ou chegue cedo pela manhã, combine com algum amigo que trabalha na região e almoce em um pé sujo da Andradas. Ou ainda, caso more em outro bairro, vá até o Mercado Público de ônibus e siga caminhando até a CCMQ. Trabalhar no home office é uma delícia, mas trocar de “casa” de vez em quando também é legal pra caramba.
Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736
Centro Histórico de Porto Alegre
Horário de funcionamento
Segundas-feiras: 14h às 21h
De terças a sextas-feiras: 9h às 21h
Sábados e domingos: 12h às 21h