Trabalhar 100% do tempo em casa é o sonho, certo? Aquela ideia de não precisar enfrentar o trânsito, não precisar seguir a cultura de escritório, vestindo roupas confortáveis em sua mesa, sem os olhares dos julgadores dos colegas de trabalho. Quem não gostaria dessa liberdade?
Embora o home office seja uma vantagem muito boa e melhore a produtividade, ele tem um lado um pouco sombrio. No começo tudo para incrível, mas com o passar dos dias uma sensação de isolamento se instala.
Quem já está nessa rotina a mais tempo já sabe. Se você não tomar cuidado, começa a se sentir desconectado do resto do mundo – preso em uma bolha criada por você. O trabalho começa mais tarde e mais tarde, o que significa que você termina os projetos às 22h e fica acordado até madrugada, refletindo sobre as profundezas de sua crise existencial.
Qual é o problema?
No State of Remote Work de 2019, uma pesquisa realizada pela startup Buffer, 49% dos trabalhadores remotos afirmaram que seu maior desafio está relacionado à saúde mental. Para ser específico, 22% não conseguem se desconectar do trabalho, 19% sofrem com a solidão e 8% lutam com motivação.
Por isso separamos algumas dicas da Melissa Mapes, fundadora e CEO da Real Big Words, uma empresa de conteúdo que tem um time 100% remoto.
1. Marque todos os seus compromissos no período da manhã
Médicos, dentistas, aulas de ginástica, qualquer coisa que possa ser agendada pela manhã deve ser sua escolha principal. Essa estratégia obriga você a organizar seu dia de forma responsável e evita que fosse fique apertando o botão soneca muitas vezes.
2. Saia de casa na hora do almoço
Não estamos falando de almoçar fora de casa, mas aproveitar esse pausa para sair de casa mesmo. Dê uma volta na quadra, vá aos Correios ou ao supermercado. Faça uma pausa, saia da frente do computador e aproveite a luz do sol. Isso vai ajudar você a continuar sendo produtivo durante a tarde.
3. Preencha seu calendário com eventos
Fique de olho nos eventos da sua área! E não só aquele grandes, que reúnem muita gente. Você também pode participar de pequenos grupos de estudo ou troca de experiência. Isso vai ajudar você a ter uma rede de apoio, profissionais para trocar ideias. Os eventos vão tirar você de casa e vão interromper os sentimentos de isolamento.
4. Transforme seu home office em um espaço que você ama
Investir algum dinheiro no seu home office é um ótimo negócio. Uma cadeira confortável, uma mesa legal, quadros que você goste. Com o ambiente certo, você estará empolgado para seu dia de trabalho. Comece com os itens que realmente ajudarão sua produtividade, como um bom monitor e alguns toques estéticos acessíveis, como plantas e fotos emolduradas. Você pode adicionar mais ao seu escritório, conforme o orçamento e o espaço.
5. Adote um pet
Muita gente diz que esse é o ingrediente mais importante do home office e da saúde mental de quem trabalhar em casa. Ter um gato ou um cachorro faz você se preocupar com outras coisas além do trabalho, fazer pausas para passear ou brincar com seu pet. Lembrando que essa é uma possibilidade apenas se você gosta e tem vontade de cuidar de um animal. Nem todas as dicas servem para todo mundo!
Então, se você estiver migrando para o formato home office, parabéns! Você está prestes a desfrutar de um novo nível de flexibilidade. Mas lembre-se de que é fácil ficar fora dos trilhos sem a estrutura de um trabalho tradicional de escritório – você precisa observar os sinais de alerta relacionados à sua saúde psicológica. Seguindo as dicas acima, será muito mais provável que você ame a vida do trabalho em casa.
*Com informações de Inc.
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office. A HOM é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho a distância. Clique aqui para saber mais.