Para muitos, a possibilidade de trabalhar remotamente é uma vantagem. Ela permite que os pais passem mais tempo com os filhos, oferece aos funcionários um horário mais flexível e, na maior parte, aumenta a produtividade, como já mostraram vários estudos.
Mas apesar de todas essas mudanças positivas, os gerentes de times enfrentam novos obstáculos quando trabalham com uma equipe baseada remotamente. Navegar por diferentes fusos horários, desenvolver confiança e organizar reuniões e datas de vencimento, podem ser tarefas mais difíceis e complicadas.
Para ajudar os líderes a se adaptarem ao trabalho com funcionários remotos, vamos compartilhar algumas dicas para solucionar esses possíveis problemas e manter seu local de trabalho funcionando da melhor forma possível.
Invista em ferramentas de produtividade
Pode ser difícil manter todos no mesmo horário e garantir que todos estejam fazendo o trabalho corretamente. Existem muitas ferramentas diferentes por aí que lhe dão várias habilidades e incentivam a comunicação necessária quando se trabalha em conjunto. Faça testes e escolha as que se adaptam melhor as necessidades do seu time.
Comunicação é fundamental
Sempre que você faz parte de uma equipe, precisa ter certeza de que todos estão na mesma página. Você deve encorajar seus funcionários a chegar até você com perguntas e agendar conversar regulares com cada funcionário uma ou duas vezes por dia. Se possível, você também deve agendar reuniões presenciais pouco frequentes. Mesmo quando você está sem tempo, você deve estar disponível para seus funcionários em diferentes fusos horários. Se você estiver indisponível, informe sua equipe.
Foco nas metas
Muitas vezes, os objetivos a longo prazo são esquecidos no trabalho diário, resultando em perda de motivação. Lembre seus colaboradores com frequência de seus objetivos maiores e defina metas menores e mais viáveis para ajudá-los a chegar lá. Se você realmente quiser dar mais energia, você pode incentivá-los com um bônus sempre que atingirem seus objetivos.
Estabeleça expectativas claras
Pode parecer pouco simpático, mas você tem que estabelecer as regras logo de cara. Na maioria das vezes, serão regras de comunicação – quais plataformas devem ser usadas para o tipo de comunicação, as horas em que é correto entrar em contato com alguém, com que rapidez você deve responder mensagem e por aí vai. Essas regras também devem estabelecer tempo livre para seus funcionários porque fazê-los sentir que estão sempre trabalhando é uma caminho direto para o burnout e pode fazer com que eles percam o respeito por você.
Faça reuniões por vídeo
As videoconferências têm as mesmas vantagens que as conferências presenciais, mas são muito mais convenientes para funcionários remotos
Mesmo se você não estiver na mesma sala, é importante ver o rosto dos seus funcionários e ouvir suas opiniões em tempo real. Isso pode permitir que eles se sintam mais capacitados para compartilhar suas ideias, além de se sentirem mais à vontade para discutir qualquer problema ou pedir ajuda.
Muitos funcionários remotos podem acabar se sentindo isolados e deixados de fora, e chats de vídeo regulares começam a solucionar esse problema. Esta é também uma oportunidade para construir confiança e empatia com seus funcionários e permitir que estabeleçam relacionamentos mais fortes entre si.