*Artigo publicado em parceria com a Escola Supernova
Uma recente pesquisa foi realizada pela PwC em julho de 2020 junto a 134 representantes de diferentes indústrias em todo o país. A questão aplicada (em meio à pandemia da Covid-19) foi: “ Como reagir à crise?”.
Ponderações relativas ao trabalho remoto, tendências para os próximos meses, estratégias financeiras para sobrevivência, logística operacional foram questionadas e as respostas vieram à tona. No entanto, nenhuma temperatura foi tirada nesta pesquisa com relação ao relacionamento pessoal distanciado e aos problemas decorrentes do mesmo.
Este ponto nevrálgico está atingindo as empresas na sua base. Do dia para a noite as equipes foram dispensadas e, depois de alguns dias, as empresas e organizações se viram compelidas a retomar suas atividades da melhor forma possível e, certamente, não ideal. As reuniões presenciais, amálgamas para a integração e resolução de problemas, subitamente foram canceladas. O olho no olho que permitia o ajuste fino no dia a dia, também.
Depois do susto, alguns processos destes foram retomados virtualmente e alguns de forma híbrida. As chances de problemas aumentaram.
A comunicação empresarial não está impedida de ocorrer, somente a interação presencial. Mas será que é possível a conquista de bons resultados na integração da equipe neste cenário? A resposta é sim, desde que se tenha a coragem de reinventar modelos que primem pela humanização.
Algumas das alternativas são: Olho no olho por meio de vídeos chamadas e reuniões, ter voz firme nos áudios, fazer contatos particulares visando entender como anda o seu colaborador, suas angústias e necessidades neste novo momento. Estes são alguns dos caminhos os quais gestores e gerentes podem aplicar amanhã mesmo, e que fazendo-os já sentirão efeitos positivos.
Apresenta-se o possível e não o ideal. Mas ainda assim é melhor do que ZERO.
Escrito por: Suzana Vellinho. Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing. Consultora de empresas na Escola Supernova Premiada com os prêmios: Top de Marketing, Prêmio Nacional de Relações Públicas e Prêmio Roberto Simões. Autora do livro Canela, a Reconquista de um Horizonte – Memórias e Estratégias de Sucesso
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Compre o Curso Básico do Home Office agora mesmo
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter