Muito se fala sobre como os candidatos devem se preparar para as entrevistas de emprego online mas, e os recrutadores das empresas, como eles devem se planejar para conduzir entrevistas online? Como adaptar esta análise que antes era cara a cara para uma tela do computador? A preparação envolve desde o ambiente da entrevista, até a pontualidade e apresentação pessoal dos interessados pela vaga.
Se nos últimos anos agregar tecnologia ao RH era considerada uma tendência, agora tornou-se uma necessidade. Com a pandemia, as empresas tiveram que adaptar seus processos seletivos, aderindo de vez às ferramentas digitais. O InfoJobs selecionou cinco dicas valiosas para o recrutador conduzir entrevistas de emprego e fazer análise de candidatos em uma vídeo entrevista.
De acordo com Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, o recrutador de hoje precisa, em primeiro lugar, dominar a tecnologia usadas nas entrevistas. “Para o profissional de RH estar confiante, ele precisa se aproximar da tecnologia, estar sempre ligado nas novidades e aproveitar para desenvolver novas habilidades para esse modelo de recrutamento. Com isso, ele terá sempre boas experiências.
Confira as dicas para conduzir entrevistas online:
1- Escolha e prepare com antecedência o local da entrevista
Isso inclui achar o melhor lugar para deixar o computador, checar a câmera, o enquadramento, a luz, o microfone e principalmente a conexão. Ao agendar a entrevista, também oriente os candidatos sobre a importância desses itens.
2- Pontualidade
Esse é primeiro ponto a ser observado pelo recrutador. Leve em consideração que o candidato terá que testar todos os pontos acima do item 1 e estar preparado minutos antes, para a conversa. O atraso não é um bom sinal.
3- Apresentação pessoal
Mesmo a distância é possível observar a postura do candidato: roupa, cabelo, tom de voz e gestos. Não é porque o entrevistado está em casa que ele deve relaxar quanto à apresentação Fique atento a isso. Analise ainda se o candidato tem clareza e objetividade na comunicação.
4- Roteiro de perguntas
A entrevista online corre risco de ser muito informal e caminhar para uma conversa pessoal. É importante ter informações pessoais, mas o foco precisa manter-se no profissional. Por isso, mantenha o roteiro de pelo menos dez perguntas a serem seguidas.
5- Invista em tecnologia para obter os melhor resultados.
Uma das vantagens de contar com seu próprio sistema para recrutamento e seleção, como o PandaPé, é a possibilidade de acessar o conteúdo da vídeo entrevista a qualquer momento. O recrutador tem a chance de analisar cada detalhe para uma comunicação assertiva, já que ela fica registrada no sistema. Além disso, também é possível aplicar testes e avaliações personalizadas antes de chegar a vídeo entrevista.
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Compre o Curso Básico do Home Office agora mesmo
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter