Uma das metas desse ano é sair um pouco do home office e trabalhar mais em cafés e coworkings, para fugir um pouco do tédio e evitar bloqueios criativos. Eis que uma grande obra no meu prédio deu o empurrãozinho que eu precisava e estou sendo obrigada a sair de casa. Não pensei duas vezes e fui conferir um lugar que já frequento bastante para tomar café, mas nunca tinha ido trabalhar: o Café República Cup, em Porto Alegre. Fui estimulada por uma publicação que eles mesmo fizeram recentemente, mostrando que são workfriendly e convidando o pessoal para utilizar o espaço. Achei muito simpático.
A primeira grande vantagem é que eles abrem às 9h da manhã durante a semana. Para quem tem uma rotina de acordar cedo e já começar a produzir é ótimo! Se você pensar que das 9h às 13h já foram 4 horas de produção, muitas vezes seu dia já fica resolvido nesse período. Eu cheguei lá por volta das 9h30min e estava bem vazio. Aproveitei para tomar um café e comer alguma coisa antes de me concentrar no trabalho. O café fica localizado na Cidade Baixa, um bairro com muitas opções de cultura e gastronomia em Porto Alegre.
Além das mesinhas e do cantinho com o sofá, eles tem uma estação com 4 posições de trabalho, pensada justamente pra quem precisa utilizar para esse fim. É de frente pra uma janela grande, com bastante iluminação natural e com tomadas estrategicamente posicionadas para o seu computador. Durante a manhã fiquei nesse espaço sozinha o tempo todo. Já durante a tarde, tudo fica mais movimentado e a bancada ficou cheia.
A conexão de internet deles é muito boa (e a senha é querocafe). Tão boa que inclusive fiz downloads de uns arquivos de vídeos enviados pelo cliente mais rápido do que faria em casa. O som ambiente é ótimo e não muito alto. Enquanto o espaço estava mais vazio, consegui trabalhar tranquilamente sem utilizar meus fones de ouvido. De tarde, com bem mais movimento, acabei colocando para bloquear um pouco o som ambiente, mas não é nada que atrapalhe a concentração. Inclusive, fiquei prestando atenção e o barulho é muito parecido com o do Coffitivity.
Uma coisa que eu achei ótimo no espaço é que sentando nas bancadas de trabalho você fica virado de costas para o espaço do café. Isso ajuda muito a manter a concentração, porque você não fica tentado a olhar as pessoas, quem entra, quem sai, o que estão comendo. Achei que fez muita diferença na minha produtividade. Sem contar que (pelo menos para mim), trabalhar fora de casa é significado de muita produção. Se eu me vesti, peguei meu equipamento e sai de casa para trabalhar, me sinto muito culpada em procrastinar. Mais alguém por aí também se sente assim?
A decoração é super bonita, numa vibe bem industrial. O forte deles é o café. Grãos especiais, muito métodos e até drinks. Se você faz parte do time que idolatra esse líquido energizante, vai adorar! Sempre lembrando que é muito importante não ser ~cuzão~ quando você vai trabalhar em lugares que oferecem o espaço gratuitamente. Normalmente ninguém exige um mínimo de consumação, mas é simpático pelo menos tomar um café. No caso do República Cup, eles tem uma bancada especial para trabalho, mas em lugares que não têm, fique de olho para não ocupar mesas grandes e atrapalhar o fluxo durante o horário de mais movimento. Se for o caso, sugira inclusive dividir a mesa com outras pessoas que estiverem trabalhando por lá.
O República CUP também é um ótimo espaço para marcar reuniões com clientes. Além das mesinhas, eles também têm um cantinho com um sofá e uma mesa de centro, muito bacana. O melhor horário para esse tipo de atividade é durante a manhã e até umas 15h. Depois o espaço acaba ficando um pouco cheio e você pode não conseguir uma boa mesa para conversar com o seu cliente. Se a ideia for uma bate-papo mais informal, daí tudo bem. Eles também oferecem uma sala equipada para reuniões e workshops, com capacidade para até 12 pessoas. Para reservar e alugar é só entrar em contato com eles pelo [email protected]
CURIOSIDADE DO REPÚBLICA CUP
A sede do Café República CUP é compartilhada com um escritório de arquitetura, o Hype Studio Arquitetura, que também foi responsável pelo projeto do espaço, chamado de República 358. Eles revitalizaram um casarão centenário do bairro e transformaram em um espaço encantador. Tão bacana que eles foram indicados pelo Archdaily Internacional ao prêmio de Melhor Projeto de 2018 na categoria Offices. Legal, né?
DICA EXTRA
Não deixe de provar o Farroupilha 358 e o bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro.
Quer saber mais sobre trabalho remoto e home office?
Apoie o Adoro Home Office.
Então curta nossa página.
Participe do nosso grupo no Facebook.
Receba novos posts por email.
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.
Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram.
Compre nossos produtos na Lojinha.