Muita gente precisou organizar o home office de forma meio improvisada com a pandemia da COVID-19, mas agora, depois de algum tempo, já podemos olhar para o espaço com mais calma e organizar algumas coisas que podem trazer mais conforto e produtividade.
Além disso, muitas empresas já estão anunciando que o home office vai ser uma coisa mais frequente e até mesmo permanente, então, chegou a hora de ter um escritório em casa.
Confira 5 dicas para montar seu home office:
1 – Localização
Se você tiver um ambiente em separado que possa servir de escritório, mesmo que provisoriamente, isso é o ideal. O fato da pessoa “ir” a algum ambiente da casa para exercer suas funções profissionais já ajuda muito. Caso não seja possível procure determinar um pequeno recanto na sala ou outro ambiente que ache adequado para posicionar seu posto de trabalho.
2 – Iluminação, vista e cor
Na hora de eleger este ambiente/recanto um dos itens muito importantes a serem considerados é a iluminação. O ideal é que ele receba luz natural indireta que possa ser complementada com uma boa iluminação artificial para o trabalho. Normalmente uma composição de temperatura de cor entre 4000 e 7000 K (+ branca) com toque de branco quente (até 4000 K) que traz sensação de aconchego e bem estar ao espaço. Pensar em ter uma “vista/visual” agradável na posição de trabalho também é algo importante. A proximidade com a natureza, mesmo que seja a presença de uma planta em vaso, é sempre acalentadora.
Outro elemento importante na composição de um espaço harmonioso para o trabalho é o uso de cores claras e “calmantes”. Os off whites, tons de verde leves e tons quentes na sua paleta mais branda são os mais recomendados.
3 – Móveis adequados
Pensar na ergonomia e correta postura na hora do trabalho é fundamental. Mesa e cadeira com alturas adequadas entre si são o primeiro passo. Mesas variam na altura entre 70/75 cm e as cadeiras têm assentos entre 45/50cm. O importante é que os pés estejam apoiados confortavelmente no solo e os cotovelos bem apoiados na mesa. Se for permanecer por muitas horas uma cadeira com encosto de cabeça e braços de apoio reguláveis trazem mais conforto a postura.
Intervalos para reposicionar o corpo são recomendados. Na hora de utilizar notebook ou computador, lembre de posicionar a tela em uma altura compatível com a linha dos olhos. Tablets e celulares devem ser adequadamente posicionados também para que não causem má postura.
4 – Itens de tecnologia
Aplicativos, softwares e equipamentos que possibilitem o trabalho remoto são fundamentais. O compartilhamento de informações, acesso a arquivos compartilhados e reuniões online são ferramentas básicas para o escritório em casa. Contar com uma internet potente e segura também. Pensar em restringir o acesso de outras pessoas enquanto estamos em uma reunião online ou live, por exemplo, também é uma forma de garantir a eficiência da conexão.
Experiência com o Arquitetos Voluntários
Como exemplo trago a experiência dos Arquitetos Voluntários, grupo do qual faço parte, e tem trabalhado de forma quase que totalmente remota (com exceção das visita às obra por alguns membros das equipes), desde o início da pandemia, em projeto e execução de espaços de descompressão para os profissionais da saúde em hospitais referência da COVID-19 no RS. O grupo já conta com quase 50 profissionais e 10 hospitais sendo atendidos e nossa primeira ação, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi entregue no prazo de duas semanas. A comunicação e troca de informações acontece por WhatsApp, drives compartilhados, reuniões via Zoom. Nunca a equipe completa esteve reunida presencialmente. Até a foto dos coordenadores da ação foi uma fotomontagem!
5 – Organização
Comunicação e organização na casa são fundamentais quando se está em família ou até mesmo com amigos, como algumas pessoas optaram por passar a quarentena. Se a pessoa mora sozinha é mais tranquilo. Basta organização pessoal: turnos, intervalos de trabalho e agenda de reuniões.
Se a casa tiver uma família/amigos é muito importante “dividir” as agendas para que não ocorram colisão de horários nem interrupções de reuniões, principalmente quando houver crianças.
Escrito por: Bianca Russo, Arquiteta e Urbanista especialista em Arquitetura de Interiores. Diretora da Bianca Russo Arquitetura e Head de Operações dos Arquitetos Voluntários. Para conhecer um pouco mais do meu trabalho e dos AV @biancarusso.arquitetura e @arquitetosvoluntarios. Quem quiser entrar em contato meu e-mail é o [email protected]
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.