Nesse momento muita gente está fazendo home office pela primeira vez e algumas dicas podem ajudar você a ter um bom dia de trabalho em casa.
1 – Tenha uma boa rotina matinal
Um dos melhores jeitos de começar bem o dia é acordar cedo (de preferência sempre no mesmo horário) e tomar um belo café da manhã. Tente começar o dia calmamente e antes de começar a trabalhar, lembre-se de trocar de roupas. Ficar o dia inteiro de pijama pode fazer você se sentir mal e desmotivado.
2 – Saiba eleger prioridades
Muitas vezes nosso dia não é produtivo porque não sabemos como começar. Nesses casos, o ideal é listar tudo o que você precisa fazer e começar a priorizar as tarefas com base na importância e urgência. Algumas vezes, nossa procrastinação faz com que a gente deixe as tarefas mais urgentes e difíceis para o final do dia, causando um stress ainda maior. Tenha em mente que fazer o que é mais importante primeiro pode ajudar na produtividade, já que vai manter níveis de stress mais baixo. Se você tem tarefas que se repetem, o ideal é estipular um dia fixo da semana para executar aquela tarefa.
3 – Uma coisa por vez
Esse é o próximo passo depois de realizar a tarefa anterior. Focar em apenas uma coisa de cada vez e deixar sua mente livre vai fazer você ser mais concentrado e produtivo. Nesse momento, estamos sendo bombardeados por notícias e informações e até mesmo muitos contatos pessoais. Tente ficar um pouco longe disso tudo na hora de trabalhar.
Uma música suave pode ajudar na concentração. Deixar o celular longe durante a execução de tarefas também vai afastar as tentações de entrar nas redes sociais e responder os amigos no WhatsApp.
Está com muita dificuldade de concentração. Tente o método Pomorodo. Cada pomodoro tem 25 minutos, e nesse intervalo, você deve fazer uma única tarefa, sem nenhuma pausa ou interrupção. Ao fim desse período, faça uma pausa de 5 minutos. A cada quatro “pomodoros” (um ciclo de uma hora), você faz uma pausa um pouco maior, de 30 minutos.
Se quiser saber mais sobre, é só clicar aqui.
4 – Faça pausas
Embora muita gente não saiba, uma grande tendência de quem trabalha em casa é justamente trabalhar mais horas do que deveria. Como você não precisa se deslocar, pode se perder nos horários e ficar horas na frente do computador. A curto prazo, pode não fazer diferença e parecer mais produtivo. A longo prazo, vai fazer você ficar mais cansado, podendo até mesmo levar a um esgotamento mental.
Portanto, faça pequenas pausas para um lanche ou um alongamento durante os turno. O horário do almoço é um ótimo momento para aliviar e limpar a mente. Sente na mesa para comer, evite levar o prato para a frente do computador. Além disso, faça uma boa pausa nesse intervalo.
E de noite, faça um esforço e pare de trabalhar no mesmo horário que você pararia se estivesse no escritório. Claro que alguns dias podem exigir um pouco mais, mas tenha isso em mente.
5 – Combine com toda a família
Em tempos de distanciamento social, é provável que mais gente também esteja na sua casa, portanto, é preciso fazer algumas regras e combinados.
Se tem mais alguém fazendo home office, vocês podem combinar de trabalhar perto e serem colegas de trabalho em casa.
Com as crianças em casa, é bem provável que você seja interrompido algumas vezes durante o horário do trabalho, mas tente combinar um sinal especial para aqueles momentos em que você precisa de mais concentração ou que precisa fazer uma ligação para colegas ou clientes. Algo simples como: quando o post-it amarelo estiver no computador, é proibido conversar ou interromper.
Não é fácil, mas conversar sobre esse momento é a melhor solução.
6 – Você não está sozinho
Lembre-se que você não está sozinho. Muitas pessoas estão passando pelas mesmas dificuldades e angustias, em relação ao trabalho, em relação ao futuro e ao momento em que estamos vivendo.
Está se sentindo angustiado ou muito isolado? Converse com os colegas de trabalho, troque ideias, marque videochamadas para falar do trabalho e aliviar um pouco a rotina.
Um detalhe é muito importante: o home office em si não é motivo de isolamento e solidão. Mas estamos fazendo home office em tempos de distanciamento social por conta do coronavírus, então até quem já faz home office há muito tempo, está sentindo dificuldades com isso.
Além dessas dicas, você faz alguma outra coisa para que seu dia seja em casa seja melhor? Se fizer, divide com a gente nos comentários!
Quer saber tudo o que produzimos aqui no Adoro?
Então curta nossa página
Baixe grátis o e-book “Um guia nada definitivo sobre trabalho remoto”
Escute o podcast Como Você Trabalha
Participe do nosso grupo no Facebook
Receba novos posts por email
Siga o @adorohomeoffice no Twitter.
Use a hashtag #adorohomeoffice no Instagram
Compre nossos produtos na Lojinha