Hoje vou compartilhar a história da autora de um conteúdo que eu adoro, que é o Dilemas da Ivana. Eu já consumia as tirinhas no Facebook e também comecei a acompanhar o conteúdo no Instagram. Um belo dia a Ivana começou mostrar mais o rosto lá nos Stories, compartilhando coisas muito engraçadas e … bingo! Ela fazia home office! Observei durante algum tempo e achei a experiência dela muito rica. Feliz mesmo fiquei quando ela topou compartilhar tudo isso com a gente aqui no Adoro Home Office! Se você ainda não ligou o nome a pessoa, essa tirinha é um dos trabalhos da Ivana.
Vamos lá. A Ivana é designer, apaixonada por desenho animado e começou por diversão uma página do Facebook chamada Dilemas da Ivana, um espaço descontraído, com tirinhas que trazem muita treta da vida real mesmo. Como todo projeto bacana, o Dilemas também virou um blog, tem uma lojinha e até um podcast. Ela se mudou do Brasil para o México e depois para os Estados Unidos, onde mora atualmente. Além de tocar todas as frentes do projeto, ela também atua fazendo freelas de design gráfico. Aproveita pra seguir ela no Instagram e não perde os Stories!
Ela abriu o coração e deu respostas ótimas para as minhas perguntas! Confere aí:
1 – Você acha que é preciso ter uma rotina organizada para ser produtivo? Como é o seu dia normalmente?
NUSS, 100% sim. Como eu acabei de mudar pra um novo país, ainda estou no processo de encontrar minha organização aqui, mas basicamente funciona assim:
- Segunda-feira pela manhã (+ou- 9h30) faço uma lista caprichada de tudo que gostaria de resolver naquela semana. Lembrando que essa lista precisa ser muito consciente e realista daquilo que eu REALMENTE vou conseguir fazer, cada etapa de um projeto precisa ser contabilizada, senão vou viver numa frustração eterna em não ter realizado nada.
- Dentro dessa lista escolho quais são as prioridades da semana e geralmente começo pelas atividades que envolvem terceiros, para não atrasar os prazos. Depois disso, assumo aqueles que só dependem de mim.
- Terça e quinta geralmente tem tirinha nova, então tento já escolher os temas que estou pensando em abordar. Quando chega na hora desenho, tento sentir meu “feeling” no momento… Parece um processo meio de última hora ou “artista demais”, mas depois de 6 anos desenhando descobri que desenhar as tirinhas com emoção torna o resultado final delas mais interessantes haha como dizia o meme: “não sei explicar, só sentir” hahaha
- Ultimamente estou desenvolvendo produtos pra lojinha virtual, então deixo a tarde livre só pra isso, porque geralmente preciso de horas ininterruptas de criação e muita concentração.
- A pausa do almoço é lá por 13h30. Na geladeira tenho umas ideias do que fazer para cada dia… cozinho, sento, como e assisto um pouco de tv para fazer a digestão. Penso que tô fazendo intervalo de almoço na firma mesmo haha
- Trabalho até ás 18h, quando o maridon chega e aí vamos caminhar e correr num lugar aqui perto. Percebi que fazer exercício me ajuda a dormir melhor, me tira de casa e da vida sedentária da cadeira!
- Aqui nos Estados Unidos estamos indo dormir cedo, geralmente 22h30 já estamos dormindo.
- E é isso hahaha
2 – Como é essa experiência de morar em país e produzir conteúdo para outro? Você pensa nos horários brasileiros ou americanos, por exemplo?
Tem sido meio maluca, confesso. Meu computador está com o horário do Brasil, então vivo meio perdida fazendo contas. Como eu tenho essa mania de postar a tirinha na hora que eu faço, olho pro relógio e muitas vezes o horário é meio nada a ver, ou teve vezes que queria fazer uma tirinha de verão e era inverno. Tem épocas do ano que a diferença sobe para 4 horas, no Brasil já era madrugada e eu no auge da produção às 8h da noite! Louca pra postar, comentar, discutir e só ouvia o cri cri cri da internet haha.
Isso também me causa ansiedade quando eu acordo, pois o mundo já está acontecendo no Brasil, então os app tão tudo bombado de mensagem… e eu mal abri os olhos. Por isso evito pegar o celular muito cedo senão fico louca. Quando estou fazendo trabalhos como freela ou algo do gênero tento avisar sobre a diferença do fuso, porque caso eles tenham enviado e-mail pela manhã e no início da tarde eu ainda não respondi, é porque eu estava dormindo mesmo! Haha
Mas acho que o que mais me incomoda é a parte psicológica. Por exemplo, às vezes sinto que eu não estou morando aqui, sabe? Fico tanto tempo cuidando, respondendo, produzindo conteúdo pro Brasil que parece que não estou dando a oportunidade para as coisas DAQUI acontecerem. Maaaas, ao mesmo tempo, me sinto acolhida por todas essas pessoas que me acompanham. Porque mudar de país é legal, mas ao mesmo tempo é muito difícil, solitário… Então, entre não ter conexão alguma e ter uma com o Brasil bem forte, prefiro continuar produzindo esse conteúdo pra aí, até que as raízes comecem a crescer por aqui. <3
3 – Como você concilia as produções do blog com as demandas dos clientes? (se não for o caso, ignora essa pergunta!)
Então, pensei em não responder essa pergunta, mas acho legal abordar isso por aqui. Muita gente está iniciando o home office sem muitos clientes à vista, pela vontade de se dedicar ao seu projeto próprio 100% do tempo. Mas o que isso tem a ver?
Tem a ver que caso você fique sem clientes por algum tempo enquanto tenta prospectar, tente olhar o seu negócio e ver o que você precisa melhorar nele. Ao invés de chorar porque não tem trabalhos lucrativos no momento, use o momento pra investir nas áreas que precisam ser melhoradas. Por exemplo, nesse momento sem clientes que estou passando, percebi que precisava ter novos lançamentos na loja virtual, que precisava organizar as tirinhas todas num lugar, que poderia investir em produtos com royalties… ou seja, o que estou fazendo agora é conciliar a produção de conteúdo pra todas as plataformas do Dilemas com as demandas de investimento para MARCA do Dilemas. Sim, são duas coisas diferentes e muitas vezes esquecemos que também somos uma empresa que precisa de investimentos e cuidados. E vai valer a pena, porque isso também pode atrair clientes, retorno e lucro, além de deixar tudo mais profissional.
4 – Pra fazer as tirinhas, você precisa de muita criatividade e inspiração. Você consegue isso no home office?
Sim, precisa… não vou negar. Mas tenho conseguido no home office. Porém, lembro que eu tinha muito insight falando com as pessoas, contando histórias, divagando e como socializar hoje pra mim é algo raro, vou me virando aqui como dá. Talvez seja justamente por isso que comecei a falar mais nos Stories e gravar Podcast, porque é tipo terapia, não sei o que acontece, mas quando você verbaliza um sentimento as coisas começam a fazer mais sentido e automaticamente a sua cabeça vai conectando as ideias… e pimba, um tema novo surge!
Engraçado que nos meus desabafos nos Stories as seguidoras mesmo me avisam: Faz tirinha disso que você tá falando! E muitas tem nascido assim, com a ajuda das pessoas!
5 – Já rolou bloqueio criativo com você? Qual é sua saída para os dias em que não rola produzir nada?
Muitos, meu sobrenome é bloqueio criativo! Uma vez me culpava muuuito, hoje me culpo só um pouco. Porque entendi que como criamos tudo o tempo todo para gente mesmo, às vezes satura! Somos todos os departamentos de uma empresa num corpinho só! Então, é como se as férias “precisassem ser adiantadas” e por isso o descanso é algo essencial, é parte do trabalho também.
Mas como o mundo vai continuar girando e a vida acontecendo, e se a gente não levantar a bunda do sofá e fazer algo pra firma, nada vai acontecer… nesse momento revisito aquela listinha esperta com as ideias que anotei no passar do tempo. Nesse processo tento perceber qual delas combina mais com a vibe do momento e executo. E por isso, produzo com mais alegria! Então fica a dica: ANOTE SUAS IDEIAS, guarde-as com carinho, porque elas são como dinheiro, um dia você vai precisar do nada e quem guarda, TEM – já dizia minha avó haha
6 – Você é do time ferramentas digitais ou ferramentas analógicas? O que você usa para se organizar com o trabalho?
Os dois, bem misturados. O Dilemas todo é produzido de forma digital, todas as ilustras são feitas 100% no computador. Porém, todo o resto é analógico. Tenho dois cadernos: em um anoto as ideias, sentimentos, processos e análises e em outro eu uso só pra escrever as listas de tarefas. Minha vida estão neles! Além disso, na nossa lojinha vendemos Planners Anuais e Semanais, então como terceira opção anoto as ideias que serão executadas naquela semana nos planners.
Já tentei usar o Trello, Google agenda, e o escambal (esse último é lançamento da Apple hahahahahha). Mas nada me tira aquela sensação maravilhosa de riscar uma tarefa. Quando eu encontro cadernos antigos de ideias, a sensação que tenho é como se eu tivesse achado o meu diário da 4a série. Tem muita besteira e ideia maluca, mas tem muita ideia legal só esperando ser ressuscitada hahaha #RESSUSCITAAAAAA
7 – Alguma dica para melhorar a rotina de quem trabalha em casa?
Seja chato e ame sua rotina! No sentido que se a gente achava que a vida iria ser super solta, DESCOLADED e divertida só porque está trabalhando em casa, é bem ao contrário. Precisamos ser bem adultinhos e entender que tudo tem uma hora, tanto pra começar, executar e finalizar.
Por muito tempo vivemos na ilusão de que só porque tinham pessoas cuidando do nosso trabalho na ex-firma que gente executava as coisas, e não, na verdade você executava porque você sabia que tinha que fazer e pronto. E com essa mesma noção de responsabilidade que você vai executar as coisas, mas só que na sua casa.
Mas para descontrair, aqui vão umas diquinhas marotas: Arrume um cantinho, invista numa boa cadeira, num enfeitinho pro office, se faça um agrado. É ali que você vai passar a maior parte do tempo. Alongue, faça pausas, não tenha preguiça de lavar a salada, lembre de descongelar a carne, deixe claro pras pessoas que você não é à toa, conte do seu trabalho, saia de casa quando puder, socialize, abra uma cerveja na sexta-feira às 18h30, tire o pijama, tome um banho antes de sentar no computador, se quiser fazer uma maquiagem para se sentir melhor, faça! Invista em roupas confortáveis para ficar em casa que não sejam só pijama, vá caminhar, cozinhe um monte de coisa no domingo pra só descongelar durante a semana, não nóie que a casa tem que estar perfeitamente arrumada pra você sentar a bunda no computador pra trabalhar.
Reconheça todo o esforço que você está fazendo, afinal você é seu próprio chefe e único funcionário. Seja aquele chefe que acredita em si mesmo, mas que cobra os resultados e não sobrecarrega os funcionários, que não vem na última hora com ideias IMPOSSÍVEIS de executar naquele pouco tempo e que reconhece quando a equipe foi bem. Faça a pergunta pra você mesmo: Como estou me tratando? Esse exercício de se imaginar como outra pessoa nos ajuda a manter o equilíbrio e a saúde mental que precisamos nessa nova fase.
8 – O que você não gosta no home office?
Coincidentemente gravei um podcast esses dias sobre isso e vou deixar essa parte pra ele! É só clicar e ouvir! Boa sorte nessa jornada!
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