Empatia é a habilidade mais importante para um líder. A Pesquisa 2021 EY Empathy in Business, rastreou como a empatia afeta líderes, funcionários e inovação no local de trabalho. O estudo foi feito com mais de 1.000 americanos empregados e revela que muitos deixaram um emprego anterior porque seu chefe não era empático com suas lutas no trabalho (54%) ou em suas vidas pessoais (49%).
“Como resultado da pandemia, os líderes estão trabalhando para estabelecer modelos de transformação de negócios para se adaptar ao novo modelo”, disse Steve Payne, vice-presidente de consultoria da EY Americas. “Nossa pesquisa descobriu que a empatia não é apenas algo bom de se ter, mas a cola e o acelerador para a transformação dos negócios na próxima era dos negócios. A capacidade da empatia de criar uma cultura de confiança e inovação é incomparável, e esse traço anteriormente esquecido deve estar na vanguarda dos negócios em todos os setores a partir de agora. ”
Empatia no local de trabalho
Os funcionários sentem que as empresas para as quais trabalham estão falando sobre o que se espera, mas não necessariamente fazendo o mesmo, quando se trata de empatia e apoio no local de trabalho. Na verdade, quase metade (46%) dos funcionários acham que os esforços de sua empresa para ter empatia para com os funcionários são desonestos. Da mesma forma, dois em cada cinco (42%) funcionários dizem que sua empresa não cumpre quando faz promessas.
Os funcionários descrevem um líder empático como alguém que é transparente e justo e cumpre o combinado. As cinco principais qualidades que os funcionários procuram em um líder sênior empático são:
- Aberto e transparente (41%)
- Justo (37%)
- Cumpre o prometido (37%)
- Encoraja outras pessoas a compartilhar suas opiniões (36%)
- Confiável para lidar com conversas difíceis (34%)
A falta de empatia no local de trabalho fez com que muitos funcionários deixassem seus empregos, o que é um possível contribuinte para a chamada “Grande Renúncia” deste ano. Mais da metade (58%) dos funcionários já havia deixado o emprego porque não se sentiam valorizados por seu chefe, e quase metade (48%) deixou o emprego porque não se sentia pertencendo a empresa. A dificuldade de se conectar com os colegas resultou na saída de mais de um terço (37%) dos funcionários da organização.
Benefício de liderar com empatia
Um número impressionante de 89% dos funcionários concorda que a empatia leva a uma liderança melhor. Na verdade, 88% acham que a liderança empática inspira mudanças positivas no ambiente de trabalho e 87% dizem que permite a confiança entre funcionários e líderes. Além disso, 85% relatam que a liderança empática no local de trabalho aumenta a produtividade dos funcionários.
Além de melhorar a satisfação dos funcionários e diminuir as taxas de rotatividade, há benefícios comerciais tangíveis para priorizar a empatia no local de trabalho. De acordo com a pesquisa, os benefícios são muitos, pois os funcionários concordam que a empatia mútua entre líderes e funcionários aumenta:
- Eficiência (87%)
- Criatividade (87%)
- Inovação (86%)
- Receita da empresa (81%)
Olhando para o futuro: empatia em 2021 e além
Inquestionavelmente, a pandemia COVID-19 resultou em uma miríade de desafios pessoais e profissionais, e a capacidade de ter conversas honestas no local de trabalho é crucial. Mais de oito em cada dez (85%) funcionários dizem que é importante para as organizações cultivar um clima no qual as diversas perspectivas sejam valorizadas. No entanto, cerca de um terço (30%) dos funcionários não se sente confortável em defender mudanças culturais dentro de sua organização, e um em cada quatro (26%) não se sente confortável em levantar questões éticas.
As principais iniciativas que ajudariam os funcionários a se sentirem mais confortáveis em discussões abertas com um chefe incluem:
- Tendo encontros regulares um a um (45%)
- Oferecendo oportunidades para fornecer feedback anônimo (42%)
- Participar de exercícios de construção de equipe (37%)
- Receber lembretes frequentes de que estão em um local seguro para discussões abertas (36%)
- Participar de workshops de treinamento / comunicação sobre discussões abertas (36%)
De acordo com Payne, “A capacidade de se conectar com os funcionários e fornecer um ambiente de trabalho de suporte é mais importante do que nunca. As organizações e os líderes devem priorizar a empatia para promover a inovação, inspirar o crescimento e liderar com sucesso os esforços de transformação dos negócios. ”
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